segunda-feira, maio 21

Parceria entre CPRM e Agência Nacional de Mineração é destaque na abertura do Simexmin



Abertura do evento contou com a presença da CPRM e de outros representantes do governo
Ouro Preto - A parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) para agregar conhecimento geológico ao lote de 20 mil áreas em disponibilidade que o governo pretende ofertar ao mercado via leilão eletrônico, foi citada pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, do Ministério de Minas e Energia, Maria José Gazzi Salum, na abertura do 8º Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin 2018), em Ouro Preto (MG).

Maria José explicou que a parceria permitiu classificar essas áreas de acordo com o potencial mineral e o grau de atratividade. “A expectativa é disponibilizar, junto com as áreas, fichas técnicas que embasarão os investidores na tomada de decisão”, disse.

A diretora frisou ainda que a sociedade demanda atividades econômicas alinhadas aos preceitos da sustentabilidade. “Nos últimos dois anos um conjunto importante de ações foram implementadas com o objetivo de promover a retomada do crescimento da indústria mineral brasileira.”

Maria José defendeu o aprimoramento da regulação do setor para promover uma gestão eficiente e efetiva do patrimônio mineral do país. Citou como exemplo a desburocratização do setor que levou à criação da ANM e ao lançamento dos editais de licitação de áreas da CPRM inseridas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A solenidade de abertura do evento contou com presença do diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, especialistas do setor e representantes de diversas empresas de mineração.

Em entrevista à imprensa, Colnago afirmou que existe interesse da iniciativa privada nos projetos da CPRM e que a empresa fará audiência pública para ouvir o setor.

“Temos hoje essas quatro áreas e mais cerca de 300 áreas que estamos avaliando se é conveniente colocar em leilão. Depois dessas quatro, temos oito áreas em avaliação e, em cinco delas, vamos dar uma intensificação nos estudos”, afirmou.

Durante o evento, especialistas irão discutir consolidações das mudanças na legislação mineral brasileira

 Para saber mais sobre a participação da CPRM no evento clique aqui



Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br