sexta-feira, maio 18

Ações de parceria com Petrobras e ANP são apresentadas à diretoria do Serviço Geológico




Apresentação realizada durante a reunião da Diretoria-Executiva

Foi apresentado à Diretoria-Executiva do Serviço Geológico do Brasil/CPRM, na última quinta-feira (10), um sumário das ações relacionadas à parceria com a Petrobras e a ANP. O objetivo foi resumir os principais avanços ocorridos desde a assinatura do protocolo de intenções entre as três instituições, no dia 27 de março.


A parceria contempla a reforma e modernização do Museu de Ciências da Terra (RJ), a construção dos laboratórios do Centro de Referência em Geociências, além de expansão, adequação e construção das novas instalações da Rede de Litotecas.

A assinatura do protocolo se deu após aprovação pela Diretoria Executiva, em agosto de 2017, de nota técnica sobre a parceria, iniciativa ratificada posteriormente pelo Conselho de Administração do Serviço Geológico. Em fevereiro de 2018, foi assinado o Plano de Ação e o Cronograma da parceria.

Entre as ações realizadas até o início de maio, destacam-se:
  •   Visitas e conclusão do diagnóstico sobre as litotecas do Serviço Geológico e da Petrobras; início da elaboração do projeto conceitual das litotecas, que comporão uma rede.
  •  Apresentação do projeto de reforma e revitalização do Museu de Ciências da Terra, incluindo a destinação de uma área para instalação do Museu do Petróleo (prioridade já manifestada pela ANP).
  • Definição do modelo conceitual dos laboratórios do Centro de Referência em Geociências. O novo conceito abrange a construção, no mesmo complexo, do Centro de Referência e de uma Litoteca Central e seus respectivos laboratórios, como forma de propiciar integração e atratividade para pesquisadores e investidores. O novo conceito foi exaustivamente avaliado por técnicos das partes envolvidas e considerado avançado.
  •   Discussão sobre a localização das instalações. Foi realizada visita e reunião com a direção do Parque Tecnológico da Ilha do Fundão (RJ) para avaliar as condições para instalação do Centro de Referência e da Litoteca Central. Avaliou-se como o local como o mais recomendável.

Visita Técnica à Litoteca da SUREG-MA no dia 29 de março
A princípio, a parceria prevê oito projetos (quatro executivos e quatro de infraestrutura) nos seguintes locais: Centro de Referência em Geociências + Litoteca principal no RJ, Litoteca de Manaus, Litoteca de Pojuca e Museu de Ciências da Terra (RJ).

“Essa ação engrandece o Serviço Geológico do Brasil”, afirmou o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Antônio Carlos Bacelar Nunes, durante a apresentação feita na reunião da Diretoria-Executiva.

“Eu me sinto muito feliz de ver a musculatura que a ideia adquiriu ao longo do tempo. O país ganha muito com isso”, afirmou o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Fernando Pereira de Carvalho.

A apresentação foi realizada pelo assessor da presidência Paulo Romano, Coordenador Geral pela CPRM na parceria, pelo chefe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CEDES/NIT), Noevaldo Teixeira, que é o coordenador Técnico-Operacional das ações da companhia referentes ao Protocolo de Intenções, e pela geóloga Cimara Monteiro, também do CEDES/NIT.


Acesse a apresentação clicando aqui

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br