segunda-feira, maio 28

CPRM discute implantação de laboratório de propriedades físicas das rochas



Chefe da DISEGE apresenta aos colaboradores da SUREG-MA as atividades da divisão nos projetos da CPRM


Entre os dias 02 a 11 de maio, o chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o pesquisador em geociências Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, realizou visitas técnicas às superintendências de Salvador, Belém e Manaus.

Nas três superintendências apresentou para os pesquisadores e técnicos das unidades as atividades na qual a DISEGE vem desenvolvendo dentro dos projetos da CPRM, destacando além das atividades corriqueiras de geofísica e sensoriamento remoto, a participação da CPRM junto à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e as atividades do Laboratório de Espectroscopia Mineral, localizado na SUREG-SP.

Nas unidades de Salvador e Belém discutiu com as gerências locais, Geremi e Geride e equipe técnica, os possíveis locais para a implantação do laboratório de propriedades físicas das rochas que consta no PAT 2018 da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) da CPRM. Foi realizada também uma videoconferência entre estas duas unidades com o objetivo de se definir as atividades nas quais cada uma delas ficará responsável para desenvolver ao longo de 2018 para implementação deste laboratório.

No dia 11 de maio, o pesquisador Luiz Pinto fez uma apresentação no Instituto de Geologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para os alunos e professores de geologia do instituto a respeito dos trabalhos de geofísica e sensoriamento remoto que a CPRM vem desenvolvendo, destacando a liberação gratuita para o público de todos os dados dos aerolevantamentos geofísicos que foram adquiridos pela empresa ao longo dos anos.

“Esse tipo de ação de divulgação das atividades da DISEGE, seja no âmbito interno da CPRM, seja para outras instituições como universidades ou em eventos científicos é essencial para que as ferramentas e potencialidades do sensoriamento remoto e da geofísica sejam cada vez mais exploradas pelos nossos pesquisadores. E com isso, agregando valor e qualidade aos produtos gerados e desenvolvidos pela CPRM”, ressaltou o chefe da DISEGE.

Apresentação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para alunos e professores de geologia da instituição


Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br