segunda-feira, maio 28

CPRM promove aula de campo para alunos de engenharia em Recife

Ao todo, 40 estudantes de engenharia da Faculdade de Guararapes participaram da aula de campo

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu uma aula de campo para os alunos da disciplina de Hidrometria do curso de Engenharia Civil da Faculdade dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar atividades de coleta de dados hidrológicos na estação Destilaria Inexport (39155000), localizada no município de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A estação fluviométrica pertence à Rede Hidrometeorológica Nacional e é operada pela Superintendência de Recife da CPRM.


Na oportunidade, o pesquisador Fábio Araújo e os técnicos Jackson Almeida e Francisco das Chagas demonstraram aos 40 alunos participantes do encontro como é realizada a medição de vazão utilizando equipamentos convencionais, como molinete e acústicos (M9), permitindo ao grupo conhecer os diferentes métodos e tecnologias utilizadas na obtenção dos dados.

“Acredito ser muito interessante este tipo de atividade que, além divulgar o trabalho de coleta de dados hidrológicos realizado pela CPRM, serve para disponibilizar os dados para futuros usuários que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da importância das atividades necessárias na coleta”, avaliou o pesquisador Fábio.

Durante o encontro também foi possível apresentar para os estudantes um pouco sobre as atividades desenvolvidas pela CPRM no âmbito de operação da Rede Hidrometeorológica Nacional.

Alunos na Estação Hidrometeorológica no município de Escada
Atividade prática para medição de vazão do rio com diferentes metodologias
Equipe de Hidrologia da CPRM apresenta diferentes equipamentos para medição de vazão dos rios

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400