terça-feira, abril 24

Museu de Ciências da Terra inaugura biblioteca infantil

Novas instalações da biblioteca infantil


O Museu de Ciências da Terra (MCTer) abriu as portas da nova instalação da biblioteca infantil, na manhã do Dia Nacional do Livro Infantil (18/04). A primeira visita foi a da creche do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), administrada em parceria com a Instituição Cachinhos de Ouro. As crianças conheceram os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ouviram histórias e ainda se fantasiaram de “Cuca”, a bruxa-jacaré dos livros de Monteiro Lobato. Na companhia da “Emília” e do “Visconde”, os alunos visitaram as instalações do Museu.


A bibliotecária Amanda Paula da Silva é a responsável pela administração do novo espaço do museu. Ela conta que,  iniciou seu trabalho no Museu  para oferecer às crianças mais novas atividades que ensinassem as Ciências da Terra de maneira lúdica através do incentivo à leitura. “Eu, como bibliotecária, sempre gostei dessa parte infantil, porque eu acho que é desde pequeno que você deve ser apresentado aos livros”, defende.


Amanda da Silva conta histórias para as crianças da creche da CPRM

Amanda sempre propõe aos pequenos que passem o dia fantasiados de dinossauros para que entrem no espírito das brincadeiras. “ A gente pergunta para as professoras o que elas estão trabalhando em sala de aula, para que possamos complementar de alguma forma através dos livros e atividades ”. O objetivo é atender crianças até a faixa dos oito anos, pois, segundo a bibliotecária, depois dessa idade, elas entram na fase infanto-juvenil e já não gostam tanto das histórias e atividades que são realizadas na biblioteca.


A peça foi apresentada para alunos da Escola Municipal Gabriela Mistral

Durante a tarde, cerca de 20 alunos da Escola Municipal Gabriela Mistral assistiram a uma encenação teatral. Inspirada na obra de Monteiro Lobato, a peça foi montada e encenada pelos próprios empregados do Museu que interpretaram personagens clássicos do autor brasileiro, como a boneca Emilia e o Visconde de Sabugosa.

Estiveram presentes na cerimônia Esteves Colnago, Diretor-Presidente da CPRM, Juliano Oliveira, Diretor de Administração e Finanças, e Denise Pimentel, da Divisão de Marketing e Divulgação (DIMARK), além de outros empregados da empresa que prestigiaram a apresentação. Após o teatro, as crianças também conheceram a biblioteca infantil e participaram de atividades lúdicas, que incluíram contação de história, leitura e desenho.

Crianças se divertem e aprendem na biblioteca infantil do MCTer
Equipe do teatro
Equipe do Teatro:


Amanda Paula  - Roteiro e direção
Amanda Santos - Emília 
Ariene Chaves  - Narizinho
Daiane Pontes  - Branca de Neve 
Fátima do Nascimento - Dona Benta 
Filipe  dos Santos - Pedrinho  
Luz Gonçalves   - Cinderela
Mayara do Rosário  - Chapeuzinho Vermelho
Maria Tereza  - Cuca
Yan Silveira    - Visconde de Sabugosa

Confira mais detalhes do evento na galeria de fotos!

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400