terça-feira, abril 3

CPRM participa do Lançamento do PROCOSTA

Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa- Procosta é passo importante para reduzir os impactos da mudança do clima na zona costeira-marinha.

 Lançamento do Projeto PROCOSTA



Brasília- O Serviço Geológico do Brasil participou do lançamento do Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa- PROCOSTA. A iniciativa tem o objetivo de promover o planejamento de ações que aperfeiçoem o gerenciamento costeiro no Brasil, ordenando a ocupação humana e adequando os vários usos da região à mudança de clima. 


O assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, representou a CPRM na mesa de abertura. Estavam presentes os representantes da Defesa Civil, IBGE, Marinha, Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, além do Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte.

Em seu discurso, Thales Sampaio mencionou o trabalho da CPRM e a importância em fazer parte desse projeto. “Acreditamos que a parceria é a ferramenta fundamental para desenvolver um projeto que pretende minimizar os impactos das mudanças climáticas e os efeitos da urbanização. A CPRM pode contribuir com o conhecimento, informação e com o apoio do nosso corpo técnico que trabalha com uma visão ampla da geologia”, declarou Thales. 

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial. Nessa área vivem cerca de 26,6% da população brasileira. O uso e ocupação ordenada representa um dos maiores desafios para a gestão ambiental do país, já que as mudanças climáticas e a consequente subida do nível do mar prevista pela comunidade científica representam riscos sociais e econômicos ao desenvolvimento do país. 


Hortência Assis em sua apresentação no Ministério do Meio Ambiente
A correta mensuração destes impactos depende de informações espaciais precisas e confiáveis para o embasamento das previsões. O Serviço Geológico do Brasil, tendo experiência em levantamentos gravimétricos e interesse em levantamentos topo-batimétricos na zona costeira, foi chamado a contribuir. Entre as Possibilidades de atuação da CPRM no PROCOSTA, estão os estudos de aerolevantamentos geofísicos e Laser, o ordenamento e gestão territorial, a base de dados Geo/SGB, além do projeto Alt- Bat. 


Para Hortência Assis, Pesquisadora da Divisão de Geologia Marinha, A CPRM terá papel importante no projeto. “O Procosta é composto por quatro projetos e o seu alicerce é o projeto Alt-Bat. Nós pretendemos contribuir com os dados de monitoramento do nível do mar e também com o planejamento espacial marinho para que possa definir as áreas sensíveis a construção e assim proteger a costa brasileira, afirma a pesquisadora.


Técnicos da CPRM em reunião sobre o Procosta no MMA
PROCOSTA- O programa inclui quatro projetos que vão levantar dados e permitir o diagnóstico e monitoramento da zona costeira-marinha, com a projeção dos cenários futuros e mapeamento dos riscos em função da mudança do clima para intervalos de tempo de 5, 10, 25, 50 e 100 anos. O trabalho será feito em conjunto por órgãos da União (ministérios do Meio Ambiente, Defesa, Integração Nacional, Marinha Brasileira, IBGE, Defesa Civil, Serviço Geológico Brasileiro, ICMBio), estados e municípios, com o apoio da área científica (universidades, centros de pesquisa). 


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400