sexta-feira, março 16

Serviço Geológico do Brasil apresenta relatórios de nove projetos em evento na Universidade Federal do Ceará


Para auditório lotado de pesquisadores, empresários, estudantes, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou nesta quarta-feira, dia 14/03, na Universidade Federal do Ceará (UFC), notas explicativas da cartografia geológica das folhas Banabuiú, Baturité, Bonhu, Crateús, Ipueiras, Itapiúna, Parambu, Quixadá e Senador Pompeu. O levantamento geológico apresentado corresponde a 27.000 km2, aproximadamente 20% de todo o território do Ceará. Somados aos trabalhos já existentes, o Estado atinge percentual de 50% de mapeamento em escala de 1:100.000. Estiveram presentes representantes de empresas do setor de mineração, da Associação Profissional de Geólogos do Ceará, da Agência Nacional de Mineração, Universidade Estadual do Ceará e Instituto Hidroambiental de Águas do Brasil.


Diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti na abertura do evento. Na mesa, o diretor do Departamento de Geologia da UFC César Ulisses Veríssimo e o chefe da Residência de Fortaleza da CPRM, Darlan Maciel

Conforme o geólogo da CPRM Edney Smith de Moraes Palheta, as áreas mapeadas têm potencialidades para exploração de materiais não-metálicos como calcário e mármore (destaque para Folha Baturité), areia, argila e rocha ornamental, sendo que o Estado do Ceará é um dos grandes produtores do Nordeste. “Porém, enfatizam-se também as várias ocorrências de grafita, sendo atualmente muito procurada para fabricação de material grafeno. As principais ocorrências de grafita são encontradas nas folhas Quixadá, Itapiúna e Senador Pompeu”, destacou.

Outros recursos minerais são as gemas (água marinha, turmalina e ametista) encontradas em pegmatitos, além de minerais de muscovita, berilo e columbita-tantalita (possuidores de Tântalo e Nióbio - Terras Raras), encontrados principalmente na Folha Itapiúna. Dentre os materiais metálicos destacam-se as ocorrências de manganês nas folhas Baturité, Itapiúna, Quixadá e Bonhu e de Cobre na Folha Parambu.

Solenidade de abertura - Na abertura do evento, o chefe da Residência de Fortaleza, Darlan Filgueira Maciel, destacou entre as atividades executadas pela CPRM no Ceará, os Levantamentos Geológicos Básicos, através do Programa Geologia do Brasil, que totalizam 25 folhas e abrangem 50% da área do Ceará. “Agradeço a acolhida institucional da UFC neste evento, que fortalece ainda mais esta parceria, que se evidencia pelo trabalho em conjunto, já que do total das folhas mapeadas, sete foram conveniadas com o Departamento de Geologia da UFC”, relatou.   

O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, ressaltou que o mapeamento geológico é fundamental para impulsionar novos investimentos do setor mineral e promover o desenvolvimento do conhecimento geológico.  “O Serviço Geológico do Brasil está cumprindo o seu papel de ampliar o conhecimento geológico em todo o território nacional e no Ceará, com estes lançamentos, apresenta também potencialidades de recursos minerais importantes, estimulando novas pesquisas e o setor mineral no Estado”, afirmou.

O chefe do Departamento de Geologia da UFC, César Ulisses Veríssimo, avaliou a importância e a elogiou a qualidade do trabalho de confecção dos mapas geológicos na CPRM, desde o trabalho de campo, o investimento em análises e a interpretação e finalização. “A contribuição da CPRM é fantástica no aumento do detalhe da informação geológica do Estado do Ceará. Estes mapas lançados hoje serão certamente uma fonte importante e recorrente de pesquisas acadêmicas”, declarou.

Os relatórios foram apresentados pelos geólogos Antonio Maurilio Vasconcelos, Edney Smith de Moraes Palheta, Bruno de Oliveira Calado, Iramaia Furtado Braga e Tercyo Rinaldo Pinéo. A elaboração dos produtos envolveu a integração de todos os dados e informações geológicas, tectônicas, geoquímicas, geofísicas e de recursos minerais disponíveis, disponibilizadas no banco de dados corporativo da CPRM, o GeoSBG. No encerramento, os participantes foram convidados a visitar a exposição dos mapas em painéis.

Público presente no auditório da UFC


Os geólogos da REFO que apresentaram os produtos no evento Tercyo Rinaldo Pinéo, Bruno de Oliveira Calado, Edney Smith de Moraes Palheta, Iramaia Furtado Braga e Antonio Maurilio Vasconcelos

Cooperação institucional – Ao final da programação, ocorreu uma reunião de trabalho para tratar da ampliação da cooperação institucional entre a CPRM e a UFC. Participaram o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, o chefe do Departamento de Recursos Minerais da CPRM, Marcelo Esteves Almeida, a chefe do Departamento de Geologia da CPRM, Lucia Travassos da Rosa Costa, o geólogo da CPRM Edney Palheta, o chefe da Residência de Fortaleza, Darlan Filgueira Maciel e o chefe do Departamento de Geologia da UFC, César Ulisses Veríssimo. Na pauta, convênios de cooperação para realização de pesquisas acadêmicas relacionadas aos mapeamentos geológicos de interesse da empresa e de estágio curricular acadêmico.

Público na exposição dos mapas

Reunião entre representantes da CPRM e da UFC para tratar de convênio institucional