quinta-feira, março 15

CPRM institui Comitê Pró Equidade de Gênero e Raça


As coordenadoras do Comitê: Emília Hamam (esq.), Gabriella Ferreira (centro) e Cinara Silva (dir.)

O Serviço Geológico do Brasil, designou para constituir o Comitê Pró Equidade de Gênero e Raça as analistas Emilia Hamam de Figueiredo, Gabriella di Felício Ferreira e Cinara Santos da Silva. O ato de nomeação foi assinado pelo Diretor-Presidente em Exercício, Juliano de Souza Oliveira. A medida ocorre em paralelo as ações do Ministério de Minas e Energia, que instituiu oficialmente o Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade do MME e Entidades Vinculadas, o Cogemmev.


A CPRM participa pela quarta vez do programa, renovando o compromisso em disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

O Comitê, que vem trabalhando há 14 anos e já realizou 34 assembleias, possui caráter colegiado, consultivo e propositivo além de estimular o debate e propor a implantação de projetos e ações, em consonância com as legislações nacionais e compromissos específicos que tratam de políticas para as mulheres, questões de gênero, raça e diversidade.

Para Emília Haman, o objetivo é  trabalhar na conscientização das empregadas e empregados da CPRM, sobre as questões de gênero, raça e  desigualdades existentes em nossa sociedade. “Como primeira medida oficial, já estamos selecionando, através de processo seletivo, via DERHU, empregadas ou empregados, para representarem a CPRM  em âmbito regional. Serão os Comitês Regionais, que atuarão em conjunto com o Nacional. Acreditamos que é importante a representatividade  regional, através de pessoas com  intimidade e conhecimento sobre as   peculiaridades de cada Estado ou região,  nas questões de gênero, raça e diversidade”, afirma Emília.

Além do comitê, as analistas fazem parte do programa Brasil Mulher, desenvolvido pela Secretaria de Política para as Mulheres- SPM. Trata-se de
Uma rede de mobilização que une instituições dos governos (Federal, Estadual, Distrital e Municipal), setor empresarial, organismos internacionais e organizações não governamentais com o objetivo de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Seleção para o Comitê de equidade de Gênero- O Comitê está selecionando duas empregadas ou empregados por unidade para compor a estrutura dos Comitês Regionais. Poderão participar da seleção os interessados em trabalhar no desenvolvimento de ações, especialmente, preventivas e educacionais. Os interessados deverão enviar seus currículos até o dia 19 de março para o e-mail recrutamento@cprm.gov.br.

Confira a portaria assinada pelo Ministro Portaria Nº 61 de 2018

Acesse as informações do programa portal da CPRM:
http://www.cprm.gov.br/publique/Sobre-a-CPRM/Responsabilidade-Social/Pro-Equidade-de-Genero-e-Raca-131


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400