quarta-feira, março 14

CPRM participa de Reunião Técnica acerca do Meio Físico da cidade de Goiânia

  Participantes da Reunião Técnica no CREA-GO     

O período de chuvas na cidade de Goiânia tem sido catastrófico para a Administração Pública Municipal com diversos pontos de inundação e alagamentos, além de erosões que promoveram a desestabilização de obras de engenharia. Assim sendo, as últimas chuvas torrenciais na cidade de Goiânia motivaram ações do Ministério Público do Estado de Goiás em defesa do meio ambiente, junto ao CREA/GO, solicitando relatório técnico circunstanciado, acerca dos problemas estruturais ocorridos na via denominada “Marginal Botafogo” que abriga o córrego homônimo. 




Para a busca de sugestões foram convidados membros e profissionais do CREA/GO, AGETOP-Agencia Goiânia de Transportes e Obras, Professores da Pontífica Universidade Católica de Goiânia (PUC), Eletrobrás e CPRM representada pelo Sr. Superintendente Regional Gilmar Rizzotto e pelos pesquisadores Vivian Athaydes Canello Fernandes, Rodrigo Luiz Gallo Fernandes e Cíntia de Lima Vilas Boas.

Na rodada de discussões, Rizzotto esclareceu que “a ocupação indevida da várzea do córrego Botafogo, inclusive com mudança de seu curso, tornando-o retilíneo, e aliado à impermeabilização do terreno, permitiu o aumento das velocidades das águas pluviais que são descarregadas totalmente no córrego. Há que se realizar obras que reduzam a velocidade das águas do canal na Marginal Botafogo e que se façam estudos do substrato rochoso do referido canal. Trazer profissionais de várias áreas para discutir ações para minimizar os problemas do Córrego Botafogo é extremamente importante, uma vez que afeta toda a sociedade”, destacou Rizzotto. O superintendente ainda explicou de que forma a CPRM pode contribuir para a discussão: “Com nossos profissionais, daremos suporte aos engenheiros em relação ao meio físico da via – identificação e caracterização das zonas de infiltração da água chuva, por exemplo, e até mesmo, com um levantamento geofísico (GPR) ao longo do canal”.

Por fim, foi criado um grupo multidisciplinar para indicar ações para mitigar o problema ambiental e para a elaboração da Carta de Drenagem do Munícipio de Goiânia, já em andamento, tendo como colaborador a CPRM/GO.

  Vivian Athaydes, Rodrigo Gallo e Gilmar Rizzotto (CPRM)
e Francisco Almeida (Pres. CREA)



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400