quarta-feira, fevereiro 28

Encontro entre Serviço Geológico do Brasil e da Argentina trata sobre museus de geociências

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu entre os dias 20 e 23/02, no Escritório do Rio de Janeiro, a gestora do Museu de Minerais (Mumin) do Serviço Geológico e de Mineração da Argentina (Segemar), Vanessa Zuin. O encontro teve como objetivo oficializar o processo de colaboração institucional entre os museus dos Serviços Geológicos do Brasil e da Argentina.

Gestora do Museu MUMIN, Vanessa Zuin; Gestora do Museu de Geologia da SUREGPA, Andrea Sander e gestora do MCTer, Nathalia Winkelmann Roitberg 

A parceria institucional teve início com a participação dos geólogos José Leonardo Silva Andriotti, Marco Túlio Naves de Carvalho e Carlos Eduardo Ganade entre os dias 23 e 25 de setembro de 2017, no evento China Minning, na cidade de Tianjin. Na oportunidade, foram discutidos assuntos referentes ao convênio a ser estabelecido entre representantes do Segemar e CPRM para tratar da troca de conhecimentos e informações sobre os museus mantidos pelas duas entidades, no âmbito do acordo vigente entre os dois países. Desde o evento na China, o DERID e MCTer mantém contato com os responsáveis pelo museu do Segemar, o Mimun.

A programação foi intensa, contando com visita às coleções e aos acervos do MCTer, conduzida pelo curador Dr. Diógenes de Almeida Campos; reunião de planejamento da cooperação entre as pesquisas que envolvem os acervos, tendo em vista as ocorrências fossilíferas de grupos similares entre os países envolvidos (Baurubatrachus pricei, por exemplo, e a sua relação com os registros fósseis do Cretáceo Argentino) da qual participaram o Dr. Diógenes e o paleontólogo Rodrigo Adorno, Chefe da DIPALE; visita ao MCTer e a biblioteca infantil; reunião com as gestoras dos museus da CPRM.

Por fim ocorreu a visita ao Museu Nacional, onde as gestoras dos Museus da CPRM e Segemar foram recebidas pelo diretor do MN, Dr Alexander Kellner. A visita aos acervos do Museu Nacional foi acompanhada pela Dra Uiara Gomes Cabral e o responsável pela preparação dos fósseis, o biólogo Helder de Paula Silva, acompanhou uma visita pelos laboratórios e ao Museu.

Um dos objetivos principais da integração é incentivar a itinerância dos museus da CPRM, já que o Segemar conta com um Museu itinerante, entre suas principais atrações está o "Creador de mundos", uma sand box, cujos museus da CPRM pretendem replicar.

Museu Itinerante do SEGEMAR

"Creador de Mundos", sand box

"Creador de Mundos", sand box

Logo Mumin


Visite o site do MUMIN (http://mumin.gob.ar/)