quarta-feira, fevereiro 28

CPRM, ANP e Petrobrás assinam Plano de Ação promover a gestão integrada do patrimônio geológico brasileiro

Encontro reuniu representantes da CPRM, ANP e Petrobrás no Escritório do Rio de Janeiro



O Plano de Ação busca promover a gestão integrada do patrimônio geológico brasileiro e melhorar o conhecimento geocientífico em áreas prioritárias para as três instituições, além de desenvolver pesquisas geológicas na área de óleo e gás e divulgar as ciências da Terra. 



A assinatura do documento aconteceu no dia 23 de fevereiro, no escritório do Rio de Janeiro e contou com  presença do diretor de Administração e Finanças da CPRM, Juliano Oliveira.  Na ocasião foi apresentado o cronograma dessas ações com as atividades que começam este ano e com conclusão prevista para 2025.

“A infraestrutura laboratorial a ser construída promoverá uma maior qualidade científica dos produtos da CPRM e interação com a indústria de óleo e gás e o setor mineral”, avalia Noevaldo Teixeira, chefe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CEDES), que representou a CPRM na assinatura do  Plano de Ação.

O Plano de Ação também foi assinado pelo Superintendente de Dados Técnicos da ANP, Cláudio Jorge Martins de Souza; pelo Gerente-Geral de Geologia e Petrofísica da Petrobrás, Otaviano da Cruz Pessoa Neto; e pelo Gerente-Geral de P&D em Exploração e Produção do Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes) Farid Salomão Shecaira.

Entre as ações previstas está a ampliação das instalações da rede de litotecas da CPRM para a guarda de amostras de pesquisa de óleo e gás, criação do Centro de Referência em Geociências e reforma, ampliação e modernização do Museu de Ciências da Terra.

A inciativa contempla ainda linhas de pesquisa sobre estratigrafia, geodinâmica do Atlântico Sul e Equatorial, geodiversidade e impactos ambientais, arquitetura litosférica e sistemas minerais e recursos renováveis e minerais para o futuro.

Claudio Jorge Martins de Souza (ANP), Otaviano da Cruz Pessoa Neto
 e Farid Salomão Shecaria Petrobrás) e Juliano Oliveira (CPRM)

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400