terça-feira, dezembro 5

Pesquisadores da CPRM participam de treinamento na China

Equipe de pesquisadores da CPRM e CSG 

Os pesquisadores foram enviados em missão à China para treinamento em equipamentos analíticos e na área de geologia econômica.  A iniciativa faz parte de acordo de cooperação técnica entre os dois países em vigor desde 2010, para promover intercâmbio entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Serviço Geológico da China (CGS, sigla em inglês).


Durante o treinamento, que ocorreu nos meses de outubro e novembro, os pesquisadores conheceram as instalações da CGS nas cidades de Nanjing, Beiing e Langfang, que serviram como sedes para debates sobre o andamento dos projetos conjuntos entre as duas instituições para os próximos anos e o desenvolvimento de programa de mapeamento geoquímico.

Pesquisadores no Instituto de Geofísica e Geoquímica de Langfang

Os pesquisadores João Henrique Larizzatti e Leandro Duarte Campos participaram de treinamento para execução de perfis regionais, análises de mapas e de afloramentos, além de trocarem experiências com os técnicos do CGS. Os dois visitaram a Província de Jiangxi, no sudeste da China e depósitos minerais na região.

Já as pesquisadoras Joseneusa Brilhante Rodrigues e Lynthener Bianca Takenaka receberam treinamento no Beijing SHRIMP Centre, um dos laboratórios mais produtivos do mundo na geração de dados isotópicos. Elas também participaram de um curso do Centro Internacional de Pesquisas Pré-cambrianas da China (IPRCC) sobre modelamento e tectônica da litosfera pré-cambriana.

Visita ao campo de mineração em Dexing (China)
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400