terça-feira, dezembro 5

CPRM participa do 22º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos em Florianópolis

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) encerrou na sexta-feira, dia 1º de dezembro, sua participação no 22º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos XXII SBRH. A programação teve início no dia 26 de novembro em Florianópolis, Santa Catarina. No contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o XXII SBRH trouxe para o debate a ciência e a tecnologia da água vinculando inovação e oportunidades para alcançar sustentabilidade e segurança hídrica.

Abertura do simpósio contou com a presença do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Antônio Carlos Bacelar Nunes

O ambiente de negócios e interação com a sociedade também teve seu espaço fortalecido através da EXPOHIDRO e de ações para as comunidades locais. Na ARENA ABRH, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, localizada no centro da EXPOHIDRO, a CPRM teve espaço para divulgação dos projetos e produtos. Além desta apresentação realizada pelo Chefe de Departamento de Hidrologia, Eng. Frederico Peixinho, foram apresentados oralmente e por painéis 35 artigos dos pesquisadores da CPRM, que também realizaram a coordenação de algumas sessões técnicas. A cerimônia de abertura também contou com a presença do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) da CPRM, Antônio Carlos Bacelar Nunes.


No simpósio, foram debatidos os problemas atuais que o Brasil vem vivenciando como as severas crises relacionadas à água, a necessidade de melhorar os processos de gestão, de ampliar e qualificar nossa infraestrutura hídrica do Brasil. Nesse contexto, foi destacado que é preciso fortalecer ainda mais os instrumentos de gestão e qualificar os atores nesse ambiente. Intercalados com a escassez, o XXII SBRH discutiu muito os desastres naturais e antrópicos, como o de Mariana, que geraram enorme comoção pela sua amplitude e intensidade de danos.


Chefe do Departamento de Hidrologia da CPRM, Frederico Cláudio Peixinho

Pesquisadoras da CPRM Marcia Pedrollo e Andrea Germano

Pesquisadora em Geociências da CPRM , Janaína da Silva

Apresentação oral do coordenador executivo do Departamento de Hidrologia (Dehid) Artur Matos

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400