segunda-feira, dezembro 4

CPRM e IPT entregam cartas de suscetibilidade a 49 municípios de São Paulo

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) entregou, junto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na sexta-feira, dia 1º de dezembro, no Palácio do Governo do Estado de São Paulo, cartas de Suscetibilidade a Inundações e Movimentos Gravitacionais de Massa de 49 municípios paulistas. Neste ano, os estudos foram disponibilizados pela CPRM em pendrive e tendo como diferencial no produto a inserção no verso do compartimento de armazenamento de um QRcode que permite abrir automaticamente arquivo em PDF contendo todos os dados (SIG das cartas) em qualquer dispositivo móvel, como por exemplo um telefone celular.

Entrega do projeto pelos pesquisadores da CPRM e do IPT e assinatura de termo de recebimento

A entrega ocorreu na cerimônia de lançamento da Operação Chuvas de Verão 2017/2018 da Defesa Civil do Estado de São Paulo. A operação, que se estende até 31 de março, tem o propósito de preservação de vidas e redução de danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima, com monitoramento hidrometeorológico e geológico dos 645 municípios paulistas.

As cartas de Suscetibilidade a Inundações e Movimentos Gravitacionais de Massa foram produzidas pela CPRM e IPT e Setorizações de Riscos elaboradas pelo Instituto Geológico de São Paulo, por meio de contratação da Defesa Civil Estadual. Desde 2013, a CPRM também entrega as Setorizações de Risco no Estado diretamente à Defesa Civil Estadual. No ano de 2017 foram entregues, pela CPRM, 13 setorizações de risco no Estado de São Paulo. Os municípios mapeados foram: Cunha, Alambari, Anhembi, Guarei, Ribeirão Branco, Taquarivaí, São Miguel Arcanjo, Iaras, Manduri, Águas de Santa Bárbara, Arandu, Barão de Antonina e Sarutaiá. Já os municípios beneficiados pelas Cartas de Suscetibilidade produzidas pela CPRM são: Americana, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Limeira, Mombuca, Nazaré Paulista, Rio das Pedras, Saltinho e Santa Gertrudes.

Conforme ressalta a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM de São Paulo, Vanesca Sartorelli Medeiros, as cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação e a setorização de áreas em alto e muito alto risco a movimentos de massa, enchentes e inundações estão inseridas na área de Geologia de Engenharia e Riscos Geológicos do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) e estão voltados para o planejamento territorial. “Esses produtos ajudam o planejador na tomada de decisões com intuito de reduzir os danos resultantes de escorregamentos e inundações. Esse mapeamento tem caráter preventivo e seu objetivo é mitigar a perda de vidas humanas e danos materiais”, destacou.

Compuseram a mesa do evento e fizeram a entrega simbólica das cartas: a secretária Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil, Coronel Helena dos Santos Reis; a coordenadora Técnica de Projetos do Centro de Tecnologias Ambientais, Dra. Claudia Echevenguá Teixeira - representando o diretor-presidente do IPT, Dr. Fernando Landgraf; o coordenador Nacional das Cartas de Suscetibilidade e Movimentos Gravitacionais de Massa da CPRM, pesquisador Tiago Antonelli; a secretária do Estado Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos, Monica Porto e o secretário Municipal de Segurança Urbana, Coronel José Roberto. Estavam também presentes: coordenadores municipais de Defesa Civil, o prefeito de Bom Jesus dos Perdões Sergio Ferreira, o prefeito de Jacareí Izaias José de Santana e o prefeito de Apiaí Luciano Polaczack Neto. Ao final, os prefeitos puderam retirar o material disponível impresso pelo IPT e em pen drive pela CPRM. 

Mesa de abertura 

Coordenador executivo do DEGET das Cartas de Suscetibilidade Tiago Antonelli entrega simbolicamente a Carta ao prefeito de Bom Jesus dos Perdões, Sergio Ferreira

Pesquisadores da CPRM de São Paulo Tiago Antonelli, Douglas da Silva Cabral, Gabriel Guimarães Facuri, Luiz Fernando dos Santos, Vanesca Sartorelli Medeiros e o geógrafo Gilberto Lima

Pesquisadores da CPRM, IPT e Defesa Civil

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400