sexta-feira, novembro 24

Serviço Geológico do Brasil participa da VII Reunião da Unasul


Participantes da Unsaul
De 08 a 11 de novembro, o Serviço Geológico do Brasil integrou a delegação brasileira que viajou para Lima, Peru, para participar da VII Reunião da Unasul - União das Nações Sul-Americanas para a Elaboração do Atlas Sul-Americano de Riscos de Desastres Causados por Fenômenos Naturais.

A delegação brasileira, liderada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Hiran Pantaleão de Mello Alves do Ministério da Defesa, foi composta pelo Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Antônio Carlos Bacelar, pelo Chefe do Departamento de Gestão Territorial, Jorge Pimentel, e pelo Chefe da Divisão de Geoprocessamento, Hiram Silva Dias.

Na ocasião, o geólogo Jorge Pimentel apresentou os avanços dos trabalhos de mapeamento de perigo e riscos geológicos no Brasil, como também disponibilizou para consulta os manuais técnicos para os mapeamentos, de acordo com a metodologia preconizada no Projeto Gides em desenvolvimento pela CPRM com a JICA (Agencia de Cooperação Internacional do Japão). Foi, também, anunciado que o software desenvolvido pelo geólogo José Luiz Kepel,  para a delimitação das áreas de perigo de deslizamentos, será futuramente disponibilizado para todos os interessados. Foram ofertados cursos de capacitação de mapeamento de perigo e riscos para os técnicos dos países membros do projeto CDS-UNASUL.

As delegações participantes visitaram o CENEPRED - Centro Nacional de Estimação, Prevenção e Redução de Riscos de Desastres, onde foi mostrado o Sistema SIGRID, que consiste no sistema integrador de dados geoespaciais desenvolvido pela equipe peruana.
O analista de sistemas Hiram Silva Dias reuniu-se com a equipe de desenvolvedores do sistema SIGRID para discutir questões técnicas para otimizar os procedimentos e a interoperabilidade entre os sistemas SID da CPRM e SIGRID.

Segundo o Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, “a nossa participação foi muito importante subsidiando as discussões técnicas e, também, por demonstrar a relevância do  Serviço Geológico do Brasil na realização de sua atribuição institucional no mapeamento de riscos no território brasileiro e a sua integração com o projeto de elaboração de Atlas de Riscos de Desastres Causados por Fenômenos Naturais.”.

Participaram delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, e Venezuela.


Delegação brasileira: Hiram Dias, Hiran Pantaleão de Mello Alves,
Antônio Carlos Bacelar e   Jorge Pimentel