quinta-feira, novembro 23

Alunos e professores do Colégio Rio da Prata visitam o Museu de Ciências da Terra

Alunos visitam o acervo mineral do MCTer

O Museu de Ciências da Terra (MCTer) recebeu, na última sexta feira (17), os alunos do 4° e 6° ano do Colégio Rio da Prata. Através da mediação das guias do museu, eles puderam conhecer um dos acervos de geologia e paleontologia mais ricos da América Latina. A visitação fez parte de um projeto da própria instituição educacional para a promoção da sustentabilidade e da consciência ambiental entre os estudantes.


As duas turmas que participaram da visita coletaram para reciclagem a maior quantidade de óleo de cozinha usado e, por isso, ganharam como recompensa o passeio ao MCTer. Além disso, palestras e jogos também foram organizados pelo colégio em parceira com o MG Recicláveis, projeto de educação ambiental que atende escolas da zona oeste carioca.

A visitação foi guiada por profissionais do museu que explicavam sobre as exposições

Segundo Rosilene Ferreira, coordenadora do Colégio Rio da Prata, o museu é um ambiente de educação não formal que atrai muito os alunos. “O museu é um lugar de cultura que, por ter tantos recursos educativos, acaba gerando mais curiosidade nas crianças do que a sala de aula”, conta a educadora.


O Museu de Ciências da Terra está localizado na Urca e tem entrada gratuita todos os dias. Suas exposições permanentes são recomendadas para todos os públicos, em especial, crianças e adolescentes em fase escolar, já que promovem conhecimento das ciências geológicas e paleontológicas. 

Os estudantes circularam livremente para conhecer todo o acervo

Alunos do Colégio Rio da Prata ouvem a explicação sobre o acervo do MCTer 



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400