sexta-feira, novembro 24

Em Alagoas, CPRM apresenta Sistema de Alerta do Rio Mundaú

Integrantes do evento que debateu o Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Mundaú

Técnicos de várias unidades da CPRM participaram do I Seminário Alerta Mundaú, que aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro, com o objetivo de debater e apresentar os resultados dos trabalhos em curso na Superintendência Regional de Recife (Sureg-RE) sobre o novo Sistema de Alerta Hidrológico para a bacia hidrográfica do Rio Mundaú, que banha os estados de Alagoas e Pernambuco. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH).

Durante a programação, a antiga coordenadora nacional dos Sistemas de Alerta, Andréa de Oliveira Germano, falou sobre a experiência da CPRM em implantar e operar sistemas de alerta hidrológico. Em seguida, o atual coordenador nacional dos Sistemas de Alerta, Artur José Soares Matos, apresentou o Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), capaz de coletar, armazenar, analisar e divulgar os dados das estações automaticamente coletados por diversos equipamentos hidrometeorológicos que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional que é de responsabilidade da ANA - Agência Nacional de Águas, parceira na cooperação técnica da operação dos Sistemas de Alertas Hidrológicos (SAHs) da CPRM.

O gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da Sureg-RE, Carlos Eduardo, que também é integrante da equipe do projeto nacional, demonstrou o funcionamento da ferramenta de monitoramento voltada para a bacia do Mundaú. Finalizando as apresentações, a atual executora e responsável pelo projeto na unidade de Recife, Keyla Almeida dos Santos, apresentou o Sistema de Alerta Hidrológico do Mundaú, seu estágio atual e produtos finais a serem entregues. Membros de várias entidades presentes no seminário promoveram debate sobre a bacia do Mundaú, além dos estudos em curso, demandas de cada órgão e os interesses em comum.
Representando a CPRM, participaram os pesquisadores Andréa de Oliveira Germano (SUREG-PA), Artur José Soares Matos (SUREG-BH), Carlos Eduardo de Oliveira Dantas (SUREG-RE), Keyla Almeida dos Santos (SUREG-RE) e Fábio Araújo da Costa (SUREG-RE).

Além de representantes da SEMARH-AL; Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), Universidade de Évora (Portugal); Universidade de Lisboa e Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC-PE).
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400