segunda-feira, agosto 21

Residência de Fortaleza cria projeto de incentivo à leitura

Para quem gosta de ler e para incentivar o hábito da leitura, foi criado na Residência de Fortaleza (REFO) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) o Espaço Literário. O projeto consiste em oferecer uma estante com obras da literatura nacional e estrangeira, que ficam disponíveis com acesso gratuito a todos os interessados. A única exigência é que os livros sejam devolvidos para que outra pessoa possa ler também, promovendo a circulação das obras.

Juliana Gonçalves Rodrigues, pesquisadora em Geociências participa do Espaço Literário

De acordo com a bibliotecária da REFO, Francisca Giovania, o Espaço Literário foi criado a partir do interesse dos colaboradores da REFO que buscavam leituras em assuntos diferentes da área de geociências. “Nosso acervo está sendo montado através da doação dos próprios colaboradores e hoje contamos com 90 títulos entre literatura e biografias. Acreditamos que essa nova área de assunto possa trazer mais usuários para biblioteca não só no sentido de trabalho, mas também uma nova forma de lazer", destacou.

Maria do Socorro Bezerra, auxiliar administrativo é uma das usuárias do Espaço Literário
A iniciativa já está apresentando resultados e contagiando os empregados. Para a técnica em Geociências Jorgina Choairy, “a criação desse espaço é interessante, pois muitas vezes, atende as tarefas escolares de nossos filhos e consequentemente economiza nosso tempo na busca em outras bibliotecas”. Segundo a opinião do motorista Sérgio Lira “são tão poucas as oportunidades que temos em ter acesso à literatura de forma gratuita que a iniciativa da criação do espaço literário em nosso ambiente de trabalho é bastante válida”. Já para a geóloga Mariane Dornas Martins, “o ato essencial e presente no dia a dia das pessoas, a leitura pode ser muito prazerosa em momentos de distração. O Espaço Literário vem para aproximar livros e leitores e propicia momentos de lazer fora do horário de trabalho de forma mais acessível.”.
A busca pode ser feita pelo Catálogo online da biblioteca no seguinte link: http://phl.cprm.gov.br/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl81.xis&cipar=phl81.cip&lang=por"


Filipe Fratte Modesto, pesquisador em Geociências, escolhendo uma obra no Espaço Literário