segunda-feira, agosto 21

CPRM recebe delegação de pesquisadores do Serviço Geológico da China

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu nesta terça-feira, dia 15 de agosto, comitiva do Centro de Pesquisa de Nanjing, vinculado ao China Geological Survey (CGS). A reunião discutiu novas etapas do acordo de cooperação técnica firmado entre as instituições. A delegação, que chegou no dia 12, vai ficar no Brasil até o dia 25 de setembro. Eles foram recepcionados pela chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni), Maria Glicia da Nóbrega Coutinho.

Presidente da CPRM substituto José Carlos Garcia Ferreira com a comitiva de chineses do CGS


Pela manhã, o encontro discutiu os instrumentos legais para o desenvolvimento das atividades ligadas ao projeto Avaliação Geológica e Metalogenética Regional dos Principais Depósitos de Formações Ferríferas Bandadas no Cráton São Francisco (CSF) e Cinturões Proterozóicos Marginais Orientais. Também foram debatidas novas propostas a serem formalizadas pelas partes integrantes do acordo relacionadas ao laboratório colaborativo CPRM – CGS para apoiar os estudos bilaterais, ao projeto Metalogênese e Evolução Geológica dos Greenstone Belts do bloco Arqueano Gavião na parte sul da CSF, ao projeto Mapeamento de Geoquímica de Baixa Densidade no Brasil e ao Programa de Capacitação CPRM-CGS.

Participaram da reunião os cinco integrantes da comitiva chinesa: Yao Zhongyou (leadership of the CGS Delegation, Prof. Subdirector of Nanjing Institute of Geology and Mineral Resources, Nanjing Centre, CGS, Division Chief, Cooperative Research Project for Latin America and Oceania Geosciences of the CGS). Gao Tianshan (Ph.D Vice Prof. of the Nanjing Centre, China Geological Survey), Shen Mangting (Prof. PhD Geologist Chief Geologist of the Nanjing Centre, China Geological Survey), Xu Ming (Engineering Assistant of the Nanjing Centre, China Geological Survey), Zhou Yan (Assitant Geologist of the Nanjing Centre, China Geological Survey), acompanhados da tradutora Shen Rosa. Também participaram Joao Henrique Larizzatti (Divisão de Geoquímica), Carlos Ganade de Araújo (assessor do Diretor de Relações Institucionais), Felipe Mattos Tavares (Divisão de Geologia Econômica), Hiran Silva Dias (chefe da Divisão de Geoprocessamento) e Maria Alice Duarte (chefe da rede de Laboratórios de Análises Minerais).

À tarde, o diretor de Geologia e Recursos Minerais e presidente da CPRM substituto, José Carlos Garcia Ferreira, recebeu a delegação da CGS, agradecendo inicialmente o líder Prof Yao Zhongyou e todos os membros da comitiva e destacando a importância da cooperação entre a CPRM e a CGS para impulsionar o conhecimento geológico da equipe da CPRM e do país.

Pela manhã, reunião discutiu todos os pontos do acordo de cooperação entre CSG e CPRM
O líder chinês apresentou resumo das discussões realizadas pela manhã e mencionou que a parceria precisa ser ampliada, haja vista que apesar da cooperação CGS - CPRM ter iniciado em 2010, apenas um projeto bilateral está efetivamente em andamento – o projeto do CSF na área de Piatã (BA). Destacou que o projeto iniciado em 2016 apresenta resultados positivos. No total, 1700 amostras geoquímicas foram coletadas e analisadas, restando 1300 a serem coletadas. O diretor presidente da CPRM, o DGM e o representante da área internacional foram convidados a participar do China Mining, em Tianjin, China, entre 23 e 25 de setembro deste ano, tendo sido colocado que essa seria uma excelente ocasião para formalizar acordos e implementar novas ações no âmbito da cooperação.

Na reunião, o Programa de Capacitação para as próximas etapas foi acordado por ambas as partes. A etapa seguinte prevê a ida de dois geólogos da CPRM para treinamento em SHRIMP, dois geólogos da CPRM para visitar depósitos minerais similares a alguns depósitos brasileiros na província de Jiangxi, todos eles em outubro de 2017 e com duração de um mês, além de um curso de geoquímica no Centro Unesco/CGS com a participação de quatro geoquímicos da CPRM, entre 5 e 25 de setembro deste ano.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400