quarta-feira, agosto 23

CPRM realiza monitoramento de recursos hídricos em área de recuperação ambiental na bacia carbonífera de SC

Executado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o monitoramento dos recursos hídricos da Bacia Carbonífera de Santa Catarina indica a evolução da qualidade ambiental promovida pelos trabalhos de recuperação das áreas degradadas pela mineração do carvão na região. O resultado deste controle está presente no 10º Relatório de Indicadores Ambientais que será apresentado na quinta-feira, dia 24, em audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal. A reunião será realizada no Auditório 1 da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), às 19h, em Criciúma.

Coleta de amostra de água em Rio Maior, município de Urussanga


Conforme o geólogo Marlon Hoelzel, coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) e do Núcleo de Apoio de Criciúma da CPRM, o monitoramento é realizado com periodicidade semestral em 140 pontos de água superficial, 32 bocas de mina abandonadas com geração de drenagem ácida e em 28 poços de monitoramento de água subterrânea. O relatório vai conter as análises físico-químicas do monitoramento que atinge 17 municípios do sul do estado, abrangendo parte das bacias hidrográficas dos rios Araranguá, Urussanga e Tubarão. Os recursos para a execução do monitoramento dos recursos hídricos são provenientes de acordo de cooperação técnica entre a CPRM e o Ministério do Meio Ambiente.
Além do monitoramento ambiental, a CPRM é responsável pela recuperação ambiental de 1.200 hectares de áreas degradas pela exploração de carvão a céu aberto na região de Criciúma, que estão sob a responsabilidade da União. A primeira área de 42 hectares já foi concluída, outras duas áreas estão em andamento, e uma área em processo de licitação.
A audiência pública vai esclarecer a população sobre o andamento dos projetos de recuperação ambiental, os avanços na qualidade dos recursos hídricos, recomposição topográfica das áreas degradadas pela mineração e recuperação da flora e da fauna.

Amostragem de água subterrânea na Vila Zuleima município de Criciúma



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400