segunda-feira, julho 3

CPRM participa de debate para integrar rede platina de monitoramento hidrometereológico

A unificação de redes de monitoramento hidrometeorológico para prevenir desastres provocados pelas mudanças climáticas entre Brasil, Argentina e Uruguai foi debatida na Conferência Internacional de Recursos Hídricos e RegionsAdapt, encerrada nesta quinta-feira, dia 28, em Porto Alegre. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi um dos atores importantes no debate, que busca ampliar e interligar as redes existentes de forma colaborativa, juntamente com a Agência Nacional das Águas (ANA), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), representante da Província de Misiones (Argentina) e o ex-Director Nacional Subsecretaria de Recursos Hídricos da Argentina. Participaram do evento representando a CPRM: o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial José Leonardo Silva Andriotti, o chefe do Departamento de Hidrologia (Dehid) Frederico Claúdio Peixinho, o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial e superintendente regional de Porto Alegre substituto, Marcos Freitas e a coordenadora executiva do Dehid, Andrea Germano.
Frederico Peixinho, Andreia Germano, Marcos Freitas e José Leonardo Andriotti

Conforme o chefe do Departamento de Hidrologia (Dehid), Frederico Cláudio Peixinho, a participação da CPRM no painel Em Busca de uma Rede Platina de Monitoramento Hidrometeorológico foi importante. “No debate sobre a questão da mudança climática, foi possível mostrar a CPRM no contexto mais amplo, não apenas no levantamento básico que inclui o monitoramento de 77% da Rede Hidrometeorológica Nacional, mas também na implantação e operação de sistemas de alertas hidrológicos capazes de informar a população de eventos críticos com até 75 dias de antecedência, bem como a relevância desses dados produzir informações que vão subsidiar políticas públicas relacionadas aos eventos extremos”, destacou. Explicou que a CPRM tem investido no componente acesso e difusão da informação com mais rapidez, por meio do aperfeiçoamento e modernização dos sistemas de coleta e monitoramento da CPRM no Brasil, realizada em parceria com o Serviço Geológico Americano (USGS) e Agência Nacional de Águas (ANA).
No entanto, alertou que devido à dimensão continental e às diferenças hidrofisiográficas e o compartilhamento dos rios transfronteiriços presentes na região do Cone Sul trata-se de um desafio imenso. “Nossas atividades são essenciais à sociedade, sendo que há mais cobranças em relação ao passado, pois os eventos extremos têm se acentuado e preocupam toda região. Com isso, cresce a necessidade de fazer articulação multi-institucional entre entes públicos, privados, universidade e sociedade para buscarmos mais eficácia nas políticas públicas”, acrescentou. Informou ainda que foi inserido no PPA 2016-2019, implementação de novos sistemas de alerta hidrológico. Entre as bacias em análise, está a bacia do rio Uruguai. Destacou ainda que será dada continuidade à articulação do CPRM com órgãos estaduais para ações coordenadas visando possibilitar previsões hidrometeorológicas de outras bacias importantes.
Chefe do Dehid, Frederico Peixinho, no debate sobre Rede Platina de Monitoramento Hidrometeorológico
O Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, José Leonardo Andriotti, destacou que a CPRM está atuante no controle hidrológico e no combate aos eventos da seca, inclusive já tendo desenvolvido cartas de hidrogeologia no âmbito do Mercosul. “É de interesse da CPRM continuar trocando experiências e informações, especialmente em relação aos rios fronteiriços. Hoje, com cada vez mais frequência, estamos investindo recursos humanos, envolvendo mais pesquisadores em Geociências, e tempo para combater as variabilidades climáticas. Então, o melhor é deter o saber do que está por vir”, complementou.

A Conferência Internacional Recursos Hídricos e RegionsAdapt - integração multi-institucional na adaptação às mudanças climáticas foi promovida pelo Governo do Rio Grande do Sul e a Network of Regional Governments for Sustainable Development (nrg4SD). A nrg4sd é uma rede global que representa os governos de estados, regiões e províncias nos temas de mudança climática, biodiversidade e desenvolvimento sustentável. Futuramente, a CPRM deve integrar a rede, disponibilizando sua experiência e projetos desenvolvidos para melhorar o acesso aos recursos hídricos pela população, buscando adaptação da realidade local para os desafios da mudança climática. O projeto RegionsAdapt foi oficialmente lançado na COP 21, em Paris, e o Governo do Rio Grande do Sul assumiu a coordenação mundial do tema Recursos Hídricos, em conjunto com o estado de Tocantins.