sexta-feira, junho 30

CPRM apresenta oportunidades para projetos de mineração no país




Eduardo Ledsham  participou do painel que debateu exploração mineral  e mineração em faixa de fronteira, que teve como debatedores José Mendo, presidente da J Mendo Consultoria e Jones Belther, diretor de exploração da Votoramtim Metais. O painel foi moderado por Sonia Grecco, secretária adjunta da SGM/MME
O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Eduardo Ledsham, apresentou, nesta quinta-feira (29/6), em Brasília para  cerca de 160 executivos de exploração mineral, o trabalho desenvolvido pela CPRM para  fomentar novas oportunidades para grandes projetos de mineração no país, durante encontro promovido pela Agência para o Desenvolvimento   Tecnológico da Industria Mineral  Brasileira (Adimb).


Ledsham   explicou o plano estratégico  da CPRM  2017/ 2021,  que atualizou a missão e a visão da empresa.  Destacou que o plano aponta que o principal negócio da empresa é fundamentar a tomada de decisão dos clientes.  Contribuindo para o desenvolvimento das atividades do setor mineral, ordenamento territorial e uso racional dos recursos naturais, prevenção e mitigação das consequências dos desastres naturais e aumento da disponibilidade hídrica.

O diretor-presidente destacou ainda que a CPRM esta  focando  seu trabalho para  aumentar o conhecimento da  subsuperfície do território  brasileiro, visando ampliar oportunidades para a mineração, água, energia e alocação de resíduos. Para alcançar esse objetivo  a empresa vai investir em  tecnologia e inovação para fornecer a sociedade novos dados. “No Brasil apenas 4% das minas são subterrâneas, enquanto, no Canada chega a 20%”,disse Ledsham,  citando que a CPRM vai focar sua atuação  também em províncias maduras, como Quadrilátero Ferrífero (MG) com a reinterpretação geofísica integrada com a geologia.

Fronteiras – o diretor-presidente também defendeu a importância de se conhecer o potencial mineral em áreas de fronteira do país, que corresponde a 1,5 MM km2  . Ledsham  disse que A CPRM também vai priorizar seu trabalho na região Amazônica, principalmente em áreas de fronteira do Amapá,  Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul,  onde a CPRM  mapeou 931 ocorrências  de ouro, cobre, estanho, níquel e ferro. Citou   projeto Tunuí desenvolvido pela CPRM, na região da Cabeça do Cachorro( AM) na fronteira do Brasil com a Colômbia, que conta com  o  apoio do Exército Brasileiro e das comunidades indígenas locais. 

Tecnologia e inovação - Ledhsam anunciou que a CPRM esta articulando  a criação de uma fundação científico-tecnológica com núcleo em inovação e tecnologia em tectônica, geofísica, geoquímica e recursos dos continentes e oceanos. Esse núcleo será alinhado com as principais expertises da instituição e demandas dos setores da mineração e óleo & gás, focando sua atuação em linhas de pesquisa  voltadas para evolução continental e sistemas minerais,

Lançamento - durante o encontro a CPRM  lançou  oficialmente o programa de disponibilização gratuita de dados aerogeofísicos com o objetivo de atrair novos investimentos e fomentar o setor mineral brasileiro. “Não só  disponibilizamos, mas  estamos reinterpretando  esses dados e oferecendo-os  essas informações gratuitamente a sociedade”, disse.
 

Marco Túlio de Carvalho  durante apresentação sobre  a geologia e metalogenia da Renca
 Durante o painel que discutiu a extinção  da Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA),  Marco Túlio de Carvalho, chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação da CPRM, apresentou dados sobre a geologia e a metalogenia da reserva, localizada entre os estados do Amapá e Pará,  considerada uma das últimas fronteira do mundo para depósitos minerais de classe internacional.
 

Vicente Lôbo destacou o esforço do MME para revitalizar o setor mineral brasileiro
O evento contou também com a participação do secretário de Geologia e Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Vicente Lôbo,  que explicou as principais ações do governo  para  fomentar o setor mineral brasileiro, entre elas, estabilidade jurídica, atualização do código de mineração e uma  política de arrecadação da Compensação Financeira  Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

 O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Bicca, explicou as atribuições da Agência Nacional de Mineral que vai substituir o DNPM, e como será essa transição.  Bicca destacou que a agência ANM terá diretoria colegiada, com formação jurídica de autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira, independência decisória, vinculada ao Ministério de Minas.

Clique aqui e confira a apresentação do diretor-presidente Eduardo Ledsham no evento.

 Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400