terça-feira, julho 18

CPRM e UERJ lançam Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Rio de Janeiro



 

Da esquerda para a direita: Deputado Felipe Soares, Ruy Garcia Marques, Eduardo Ledsham, Aline Freitas da Silva
Na quinta-feira (13/07) foi lançado o Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro, escala 1:400.000, no  auditório da Reitoria da Universidade do Rio de Janeiro, com a presença do diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, do reitor da UERJ, Prof. Ruy Garcia Marques, da diretora de geologia do DRM, Aline Freitas da Silva e do Presidente da Comissão de Recursos Minerais da Assembleia Legislativa, deputado Felipe Soares

Esta nova ferramenta será disponibilizada à comunidade técnico-científica e aos empresários do setor mineral, como parte do Projeto Geologia e Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa integra o Programa Geologia do Brasil, desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e a CPRM, com a parceria da UERJ.
Eduardo Ledsham, ressaltou a importância do produto, pensando nos novos desafios, como o investimento  em projetos como o grafite, rochas ornamentais e um programa para água.

Monica Helbron, da UERJ

 Também estiveram presentes, o diretor de geologia da CPRM, José Carlos Garcia, o assessor da presidência, geólogo Urquiza de Hollanda, e Luiz Carlos da Silva, Coordenador do antigo projeto de  parcerias CPRM-Universidades do  Programa Geologia do Brasil-PGB, representantes da comunidade geológica e professores. O mapa foi executado pela Prof.  Monica Heilbron e sua equipe de pesquisadores. 

Com este trabalho o Estado do Rio de Janeiro passa a contar com informações atualizadas sobre a geologia e os recursos minerais, constituindo mais um instrumento para atrair novos investimentos ao setor mineral do estado.

A novidade desse mapa é que ele reúne todos os trabalhos dentro do Programa PRONAGEO dos últimos oito anos, em parceria com os estudantes de graduação e pós-graduação da UERJ e pesquisadores. Esse mapa não é estático, ele é um banco de dados georeferenciados de geologia e recursos minerais, o que possibilita a geração de outros produtos a partir dele.

Monica Helbron,  ressaltou a importância do esforço da CPRM em disponibilizar esses dados e afirmou que é enorme o número  de downloads no site da CPRM , pois eles servem ao grande público, aos prefeitos, aos trabalhos mais locais e às pequenas empresas. “Considero um produto nobre porque  ele tem uma grande aplicação social”, finalizou.

 Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400