segunda-feira, julho 17

Coleta seletiva e solidariedade marcaram mês de junho na CPRM

A Comissão de Sustentabilidade do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu no mês de junho a 5ª Semana do Meio Ambiente e Campanha do Agasalho. A programação foi alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5, mas teve continuidade durante todo o mês. Foram realizadas diversas atividades nas unidades regionais relacionadas ao tema Coleta Seletiva Reciclando Ideias, Gerando Sustentabilidade.

Grupo partiu para ação recolhendo materiais recicláveis no Parque do Utinga



De acordo com a coordenadora nacional de Sustentabilidade e Coleta Seletiva Solidária da CPRM, Ana Paula Braga Petito, as atividades foram voltadas à conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis dentro e fora da empresa, promovendo o engajamento e reflexão dos empregados. “Aproveito a oportunidade para externar as minhas congratulações ao excelente trabalho que tem sido realizado pelas Comissões Regionais de Sustentabilidade. Vocês fazem a CPRM uma empresa mais sustentável”, finalizou.

Em Recife, foi realizada uma gincana de materiais recicláveis na Sureg-RE e campanha do agasalho. O objetivo foi arrecadar roupas, materiais de limpeza, higiene pessoal e alimentos para distribuir no litoral Sul de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, em áreas atingidas por enchentes, deixando vários desabrigados.  

Foram coletados materiais como latas de alumínio, garrafas e potes de plásticos, tampinhas de garrafas, óleo de cozinha usado, jornais, revistas, livros, roupas usadas e material de limpeza e higiene pessoal. O período de arrecadação ocorreu entre os dias 18 de maio e 13 de junho. A competição envolveu as quatro gerências e seis divisões que foram reunidas, formando ao todo cinco grupos. Os materiais coletados foram pesados por gerencia. Ao final foi eleito um só vencedor.

Integrantes da Comissão de Sustentabilidade e o superintendente Sergio Coutinho entregam troféu para a equipe vencedora, Gerafi
Na gincana, foram exibidos filmes educativos para complementar atividade, cada presença equivalia a 1kg de donativo. A edição do Cine Sustentável exibiu filmes para capacitação dos colaboradores sobre a importância da Coleta Seletiva Solidária na empresa. Também foram exibidos vários filmes de curta metragem, porém condensados em um só filme com duração de 1h. 

A equipe vencedora foi a Gerafi com total de peso de 328 kg. A entrega do troféu foi realizada pelo superintendente da Regional Recife, Sergio Coutinho. Foram entregues também a todos um brinde feito de materiais recicláveis pela colaboração no evento. No total, 915,3 kg, quase uma tonelada de recicláveis foram arrecadados e doados para Associação de Catadores (Cooperativa Esperança Viva), Hospital IMIP, empresa ASA, Abrigo do Idoso e desabrigados da enchente.

Em Belém, nos dias 20, 21 e 22 de junho, foi desenvolvida programação organizada pela Comissão de Sustentabilidade da Sureg-BE. No dia 20, foram apresentados temas “O papel da CPRM na seleção adequada de áreas para implantação de aterros sanitários municipais: Estudo de caso de São Miguel do Guamá", pelo palestrante Homero Reis de Melo Júnior e "Coleta Seletiva: Gerando Sustentabilidade”, com os palestrantes Jonas de Jesus da Silva e Débora Bahia, representantes da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves) e Fernando José Cardoso Franco, representante da Associação Nacional dos carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat).

No dia 21, ocorreu o "Sustentabilidade em Movimento", visita à região do Parque do Utinga/Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e canais da região, momento em que os participantes além de recolherem materiais descartados no local, puderam dialogar sobre questões sanitárias, com a expertise do pesquisador em geociências, Mauro Sérgio Rodrigues Batista.

Para encerrar a semana, no dia 22, ocorreu a 2ª edição do "Mingau na Caneca", momento de reflexão dos assuntos abordados e evidência da importância do uso das canecas em detrimento dos copos descartáveis.

No Rio de Janeiro, a programação iniciou no dia 29 com uma edição do Cine CPRM Sustentável, que apresentou o Programa Cidade e Soluções – Reciclagem. O debate contou com a mediação da coordenadora nacional de Sustentabilidade e Coleta Seletiva Solidária da CPRM, Ana Paula Braga Petito. À tarde, ocorreu o mini-curso teórico de reaproveitamento de alimentos com Maria Odete Pinho, da Guloseimas de Cascas Ajo Ambiental, com exposição e vendas de produtos, além de degustação de produtos e sorteio. No dia 30, foi desenvolvido treinamento sobre Coleta Seletiva, com o objetivo de estimular e divulgar a coleta seletiva solidária, reduzir o descarte inadequado do material no ambiente, especialmente em corpos hídricos e promover a conscientização e educação ambiental. Em todas as atividades foi exigido dos participantes como ingresso 1 garrafa PET vazia. O RJ também realizou campanha de doação de agasalhos.

Mini-curso de reaproveitamento de alimentos com Maria Odete Pinho, da Guloseimas de Cascas Ajo Ambiental

Em Fortaleza, com grande envolvimento dos empregados, foi desenvolvida na REFO grande campanha do agasalho. A partir do estímulo da Comissão Nacional de Sustentabilidade, ocorreu a mobilização que resultou na arrecadação de cerca de 10kg de donativos, entre vestuário e tênis. As doações foram recolhidas pelos emissários da instituição Movimento Emaús Vila Velha, Amor e Cidadania.

Em São Paulo, com a chegada do inverno, como já é de praxe, a Sureg-SP, através de sua Comissão de Sustentabilidade organiza sua campanha de doação de roupas e agasalhos. Durante todo o mês, foram realizadas doações que culminaram na primeira contabilização e remessa às comunidades receptoras foi realizada no dia 29. Todas as doações chegaram ao seu destino, no caso, a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Iporanga, no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, tendo sido entregues pelo Natal de Jesus Pinto. Como o clima frio persiste, a campanha seguirá ativa e novos eventos de remessa estão sendo esperados.
Campanha do agasalho em SP terá como beneficiado a prefeitura de Iporanga
Em Teresina, a Semana do Meio Ambiente na Residência de Teresina (Rete) foi marcada pela implantação do processo de coleta seletiva pela Comissão de Sustentabilidade e Coleta Seletiva Solidária da unidade. Na abertura, realizada no dia 6, foi destacado aos empregados que o objetivo do processo é a coleta e o descarte adequado dos resíduos produzidos na RETE e o papel de todos na obtenção dessa finalidade. A proposta é que as ações voltadas para a coleta seletiva, que foram iniciadas na semana se estendam pelos próximos anos e tragam resultados efetivos, tanto para a empresa quanto para a comunidade. Todos os resíduos sólidos recicláveis serão repassados para o Movimento Emaús Trapeiros de Teresina, grupo formado por trabalhadores desempregados que recolhem, consertam, limpam, empacotam e vendem os resíduos.

No dia 7, a comissão se reuniu com a equipe de limpeza da RETE para orientá-los quanto à colocação dos kits de lixeiras personalizadas nas salas e esclarecer dúvidas sobre o tratamento que deve ser dado aos resíduos, tais como: separação, local e período adequado para o armazenamento dos recicláveis. A equipe já havia recebido treinamento sobre Coleta Seletiva Solidária ministrado pela Ana Paula Braga Petito no dia 06 de abril de 2017.

À tarde, os empregados participaram de uma sessão do Cine CPRM Sustentável, com a exibição de documentário relacionado à reciclagem, produzido pelo programa Cidade e Soluções. Na ocasião, foram apresentados os kits de lixeiras personalizados aos colaboradores e esclarecidas algumas dúvidas a respeito da coleta seletiva. Todos os ambientes da unidade receberam kits de lixeiras personalizados.

Em Porto Alegre, em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi promovido pela Comissão de Sustentabilidade concurso de fotografia com o tema Água em Múltiplos Estados e Interações. Houve grande participação com quarenta inscritos. As fotos foram expostas para votação, tendo sido escolhida a melhor foto pelo público. A premiação foi uma belíssima cesta de produtos orgânicos. Em 1º Lugar ficou a fotografia Água é Alegria, de Ricardo Duarte de Oliveira. Em 2º Lugar, O Pescador, de autoria de Lavitor Benvenutti e em 3º Lugar, Cristais de Água de Guilherme Troian. Por iniciativa dos empregados e devido ao frio intenso do inverno, foi realizado durantes os meses de maio e junho campanha do agasalho, cujas doações foram destinadas ao Asilo Padre Cacique. A sureg participou também arrecadando donativos para campanha de higiene pessoal organizada pelo grupo de jovens Jovens por um Mundo Unido.

Em Salvador, foram três dias de atividades, iniciados no dia 3 de julho, incluindo apresentação de filmes e palestras. O filme Home foi escolhido com o objetivo foi de elucidar os empregados a repensar sobre as ações cotidianas que impactam o meio ambiente. A programação também contou com a participação de parceiros como o Programa Recicla Já Bahia e da Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC). Na palestra da bióloga Vanusa Gazar dos Reis, servidora da Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) e coordenadora do Programa Recicla Já Bahia, foi explanado o histórico e o envolvimento da unidade com o do programa.

Coleta Seletiva e Catadores foi outro tema apresentado na palestra proferida pelo assessor técnico Otávio Leme da Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC). Foi mostrado como surgiu a cooperativa, sua história e suas atividades de serviço de coleta, triagem e destinação final de materiais recicláveis.

Como fechamento, foi realizada discussão sobre a viabilidade de implantação de uma horta na Unidade. Além dos diversos projetos para a construção da horta, foram aventados os melhores locais para tal. Houve a apresentação de um projeto que poderia ser implantado em um curto prazo. A colaboradora Cristina Burgos apresentou técnicas de compostagem e a facilidade com que pode ser aplicada na unidade.

A unidade Salvador também promoveu Campanha do Agasalho, em uma ação conjunta da Comissão de Sustentabilidade e Serviço Social. Foram arrecadados no total 15kg de material entre vestuário, cobertores e sapatos. Os donativos foram destinados para o Lar Irmã Lourdes, localizado no bairro Sussuarana.