quarta-feira, julho 19

Exposição do McTer conta a História das Geociências no Brasil



O Museu de Ciências da Terra (McTer), com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), promove a exposição “A História das Geociências no Brasil” como parte da programação do 25º Congresso Internacional de História da Ciência e Tecnologia. O evento, em sua primeira edição no hemisfério sul, acontece entre 23 e 29 de julho no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Praia Vermelha.

Com o tema “festival de solstício de inverno”, a celebração de inauguração da
exposição ocorre na próxima terça-feira (25), às 10h, no McTer, localizado na Av. Pasteur 404, Urca-RJ. Na ocasião, além de ciranda com grupo de dança do Serviço Social do Comércio (SESC), haverá uma pescaria com debate sobre a produção de lixo e poluição dos recursos hídricos planetários.
Além da exposição, o McTer realiza no dia 26, também às 10h, o “Café com o cientista”, onde os pesquisadores da CPRM Diógenes de Almeida Campos, Rodrigo da Rocha Machado e Patrícia Jacques respondem perguntas sobre o que faz um cientista e carreira no Brasil. O intuito é esclarecer, através de um bate papo descontraído, dúvidas de crianças e jovens sobre as atividades científicas.
Três oficinas, com os temas “leitura, contação de histórias e desenho: Monteiro Lobato - O poço de Visconde”, “magnetismo, o globo terrestre e as camadas da Terra” e “o que faz um paleontólogo?” compõem a programação voltada para o público infanto juvenil. O desenvolvimento destas atividades se sucedem no dia 25, às 14h, e 26, 27 e 28 de julho às 10h ou 14h.
O 25º Congresso Internacional de História da Ciência e Tecnologia é organizado pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBCH) e reúne pesquisadores de diversos países para debater “Ciência, Tecnologia e Medicina entre o global e o local”. Saiba mais em http://www.ichst2017.sbhc.org.br/.
Clique aqui e confirma a programação completa.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400