terça-feira, maio 2

Serviço Geológico do Brasil participa de lançamento do Projeto Geoparque Uberaba


O Diretor Esteves Colnago assina o termo de Protocolo de Intenções do Geoparque Uberaba

O Diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Colnago, participou da inauguração do Projeto Turístico Geoparque Uberaba, durante a abertura oficial da 83° Feira ExpoZebu, realizada em Uberaba (MG). A cidade é reconhecida nacionalmente pelos seus fósseis, aspectos históricos e culturais.


Durante o evento, foi assinado o termo de Protocolo de Intenções do lançamento do projeto turístico Geoparque Uberaba entre o Serviço Geológico do Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e a Prefeitura de Uberaba.

Colnago destacou a importância do evento e o apoio da CPRM ao projeto. “Apoiamos as iniciativas que possam contribuir para o patrimônio geológico e paleontológico do país. O reconhecimento da UNESCO pela criação do Geoparque Uberaba irá favorecer a construção de uma visão mais integrada e abranger as questões socioambientais ao propiciar a interrelação entre ambiente, geologia, sociedade, além do fomento ao geoturismo local e nacional”,  disse o diretor durante a assinatura do documento.

Um estudo realizado pela CPRM mostra que o Brasil possui 17 propostas de geoparques espalhados de norte a sul do país. Porém até o momento apenas o Geoparque Araripe no Ceará foi reconhecido pela UNESCO. A proposta do Geoparque Uberaba é um dos projetos de maior potencial para se tornar viável, já que a região têm uma ótima infraestrutura e é conhecida popularmente como terra dos dinossauros do Brasil.

Para o Coordenador da proposta do Geoparque Uberaba, o projeto trará vários benefícios para a cidade. “O Geoparque é uma iniciativa que tem a chancela da Unesco e já acontece em cerca de 100 municípios no mundo, mas no Brasil ele ainda é novidade. Caso consigamos efetivá-lo em Uberaba, ela será a segunda cidade brasileira a desenvolvê-lo, e a quarta na América Latina", explica o coordenador Luíz Carlos Borges Ribeiro.



O que é um Geoparque - é atribuído à UNESCO para denominar uma área representada pelos seus patrimônios: geológico, ecológico, histórico e cultural, como um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Ao todo são cerca de 100 Geoparques ligados à rede global, espalhados em todos os continentes e mais de 30 países, mostrando-se como uma iniciativa bem sucedida a nível mundial.

Após a realização do evento, espera-se que até 2019 o Geoparque Uberaba possa compor como um destino turístico de alta competitividade.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400