quarta-feira, maio 3

CPRM participa de encontro com lideranças indígenas



Os diretores do Serviço Geológico do Brasil e o Secretário Vicente Lôbo em reunião no MME. Foto: Saulo Cruz
Os diretores do CPRM Esteves Colnago e José Garcia do Serviço Geológico do Brasil estiveram no Ministério de Minas e Energia no dia 28 de abril para participar da reunião com Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vicente Lôbo e lideranças indígenas de São Gabriel da Cachoeira (AM) para discutir a revitalização do setor mineral.

Composta por cerca de dez participantes, as lideranças indígenas presentes apresentaram aspectos de recursos minerais e agradeceram a oportunidade de intercâmbio de informações. “Esse encontro reforça a importância da abertura do diálogo com todos os atores do setor energético-mineral”. A participação das lideranças é essencial para construção de uma política ambiental sustentável que gere empregos, desenvolvimento econômico e oportunidades para todos, afirmou o Lôbo ao dar início à reunião.
Além do Secretário Vicente Lôbo, participaram do encontro o diretor do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Pedro Colnago; o diretor de Geologia e Recursos Minerais do CPRM, José Carlos Garcia; os superintendentes do CPRM, Marco Antônio de Oliveira e Luiz Fernando Guimarães; o diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Hugo Bicca; o diretor da Fundação Nacional dos Índios (FUNAI), Franklimberg Ribeiro; o deputado Sinésio Campos; o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clovis Moreira Saldanha; e lideranças indígenas.

 Visita ao Centro Gemológico de Anápolis- No dia seguinte a comitiva de São Gabriel da Cachoeira esteve Centro Gemológico de Anápolis para conhecer técnicas de lapidação de gemas e outras ferramentas que facilitarão o trabalho dos integrantes das cooperativas da região.
O Secretário Marco Antônio participa de encontro com Líderes Indígenas no Centro Gemológico de Anápolis
O Superintendente de Manaus, Marco Antônio de Oliveira avaliou a importância do encontro e visita ao Centro Gemológico. “As terras indígenas ocupam na Amazônia mais de 20% da sua área territorial, sendo que a região de São Gabriel abriga mais de 23 etnias. São áreas ricas em bens minerais, basicamente para metálicos, como o ouro e principalmente gemas. O trabalho do Serviço Geológico do Brasil é ajudar a destravar o acesso aos bens minerais para que as comunidades indígenas possam gerar renda para elas e para o país, disse o Superintendente de Manaus.
O presidente da cooperativa dos garimpeiros, José Lucas Duarte comemora a oportunidade de visitar um centro especialista em gemas. “As portas estão se abrindo para que possamos buscar o conhecimento. Nós queremos nos capacitar para fazer um bom trabalho. Somos mais de dois mil cooperados e essa tecnologia possibilitará o aumento de renda para as nossas famílias, além de encurtar o tempo de aprendizado através do conhecimento dos especialistas do centro gemológico”, destacou. 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400