quarta-feira, maio 17

DEINF publica cartilha e alerta para atualização de sistemas para prevenção de ataque hacker

Com o objetivo de evitar a infecção de vírus disseminados por ataques hackers, o Departamento de Informações Institucionais (DEINF) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) emitiu terça-feira comunicado de alerta para necessidade de atualização dos sistemas operacionais por todos os usuários da empresa. O DEINF, juntamente com a Divisão de Informática (DIINFO), produziu também cartilha explicativa com dicas para segurança, que foi enviada em anexo à mensagem.
Cartilha foi enviada para todos os usuários da rede da CPRM


A publicação foi motivada pela preocupação com a continuidade dos serviços de TI, após os ataques cometidos por hackers em mais de 150 países, incluindo instituições no Brasil. Mesmo a CPRM não tendo sido afetada, o fato levou inicialmente à retirada do ar do site e do correio como precaução. Em seguida, foi realizada uma força-tarefa visando a atualização de pacotes para os mais diversos sistemas operacionais existentes na rede. O alerta ressalta que os usuários que ainda não tenham recebido a atualização, especialmente os empregados que trabalham em campo, estejam atentos, pois o risco é a perda de todos os dados sem possibilidade de recuperação. Nestes casos, a recomendação é entrar em contato com o setor de TI da unidade e solicitar o serviço.
A cartilha contém dicas importantes sobre logins e senhas, antivírus, navegação na internet, uso de email e das estações de trabalho. São recomendações que se colocadas em prática vão minimizar os riscos de ataque para a instituição. A CPRM possui sistema antivírus corporativo para impedir a contaminação por vírus, mas ao navegar na internet evite realizar downloads de qualquer tipo de arquivo. Também tenha cuidado ao acessar contas bancárias, verifique a existência de conexão segura. Outra recomendação é manter no seu computador somente o que for pessoal ou temporário, pois não existe backup dos dados do seu computador. Todos os arquivos importantes devem ser mantidos no servidor (drives de rede), onde existe backup e segurança. Estes são alguns exemplos da cartilha que serve também fora da empresa.

O Deinf reforça que mesmo possuindo cuidado com a manutenção dos servidores e computadores com antivírus atualizado, ataques por vírus como o Ransonware Wanna Cry, que colocaram instituições públicas e empresas grandes paralisadas, podem atingir a empresa, o que exige atenção e cuidado de todos os usuários da rede.