quarta-feira, maio 17

CPRM participa da organização de Reunião Científica do Observatório HYBAM

O Observatório HYBAM - Hidrologia e Geoquímica da bacia Amazônica está promovendo a sua sétima reunião científica, que será realizada entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017, na Universidade Federal Fluminense – UFF, em Niterói.

O Serviço Geológico do Brasil, o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) participam da organização do evento, cujo tema do ano será “Grandes rios tropicais sob mudanças do uso da terra e climáticas”, nos eixos temáticos: Hidrologia e Climatologia, Geomorfologia e Geodinâmica, Ecologia e Biogeoquímica e Impactos Ambientais e Sociais.

A CPRM participará do evento apresentando trabalhos desenvolvidos através do projeto Dinâmica Fluvial do Sistema Solimões-Amazonas, coordenado pelo Departamento de Hidrologia – DEHID, em acordo de cooperação internacional com o IRD. O projeto estuda o comportamento hidrodinâmico e hidrológico da bacia Amazônica, com ênfase no monitoramento hidrológico espacial via sensoriamento remoto. Nesse sentido, a contribuição de trabalhos e estudos de outros projetos e áreas da CPRM, relacionadas ao tema de estudo, é bem vinda, assim como a presença dos técnicos da CPRM nas palestras de interesse.

Nesse encontro estarão presentes diversas instituições nacionais e internacionais que desenvolvem os temas citados e seus possíveis efeitos em regiões de grandes rios tropicais.

O que é o HYBAM: O Serviço de Observação SO HYBAM (anteriormente Observatório de Pesquisa para o Meio-ambiente) opera, desde 2003, atendendo uma licitação do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa francês com a finalidade de fornecer à comunidade cientifica dados de qualidade, necessários para compreensão e modelagem dos processos e suas dinâmicas em longo prazo. Além disso, o HYBAM tem atuação nas áreas de: controles geodinâmico, hidrológico e biogeoquímico da erosão/alteração e transferência de matérias nas bacias dos rios Amazonas, Orinoco e Congo.

Serviço: Inscrições abertas. Evento Gratuito. Para cadastro e confirmação de presença é necessário enviar um e-mail para rio2017@ird.fr até o dia 31 de maio.







Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400