terça-feira, maio 16

Superintendência de Goiânia promove Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Nara Borges, enfermeira especialista em Enfermagem do Trabalho, falou sobre DSTs

No período de 2 a 4 de maio foi realizada na Superintendência Regional de Goiânia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). As atividades organizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2016/2017, contaram com a presença da maioria dos empregados que assistiram às exposições de palestrantes do Serviço Social do Comércio (SESC).

A programação observou diversidade de temas, com palestras e dinâmicas. A palestra Você Realmente Conhece as DST? Conheça e Combata-as, foi ministrada pela enfermeira, pós-graduada em Saúde Pública, com especialidade em Enfermagem do Trabalho e Administração Hospitalar, Nara Borges, dando início à SIPAT e trazendo ao debate tema importante de forma informativa, dinâmica e com bom humor.

No dia seguinte, o tema foi Adoecimento por Fatores Emocionais, abordado pela palestrante Bartira Maciel, psicóloga, consultora e coach, com pós-graduação em Terapia de Casal e Família e em Gestão de Pessoas por Competências e Coaching, que trouxe ao debate a depressão, tema da campanha anual da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para fechar a programação, a nutricionista Nathália Ramos, abordou o tema: Alimentação Saudável Como Fator Preventivo de Doenças, que despertou muito interesse dos participantes. “A palestra apresentada foi didática e mostrou, mais uma vez, a importância da alimentação natural e diversificada na nossa saúde física e mental”, avaliou o geólogo, pesquisador em Geociências, Mauricio Gomes Rocha.

Tema Alimentação Saudável e Prevenção de Doenças despertou interesse do público
Na ocasião, o superintendente Luiz Fernando Magalhães valorizou a iniciativa da CIPA e reforçou a importância da parceria da Sureg-GO com o SESC, que possibilitou a apresentação de palestras com competência e qualidade. Os participantes também destacaram a importância da Sipat. “A equipe da CIPA está de parabéns pela SIPAT. Com temas importantes sobre saúde e segurança, os palestrantes souberam atingir de forma leve e de fácil entendimento o assunto administrado”, avaliou Rodrigo Luiz Gallo Fernandes, pesquisador em Geociências, após sugerir o tema segurança no trabalho de campo para a próxima SIPAT. Para Betânia Rodrigues dos Santos, técnica em Hidrologia, a SIPAT abordou temas importantes que levaram à reflexão. “"Gostei muito de todas as palestras da SIPAT. Para mim a mais importante foi sobre "Adoecimentos por Fatores Emocionais", que faz refletir sobre como estamos levando nossa vida não só no trabalho mas em todos os aspectos, deixando a pergunta: O que estamos fazendo para não adoecermos?", complementou.



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400