quarta-feira, maio 17

CPRM apresenta setorização de risco de Goiânia para GT do Plano Diretor

Pesquisadores da CPRM apresentam o levantamento de risco alto e muito alto cidade de Goiânia

A equipe do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) da Superintendência Regional de Goiânia, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), representada pelos pesquisadores Deyna Pinho, Rodrigo Luiz Gallo Fernandes e Vivian Athaydes Canello Fernandes, participou no dia 11 da reunião do Grupo de Trabalho da Revisão Do Plano Diretor de Goiânia, Eixo Sócio Ambiental, realizada no Paço Municipal.

Na oportunidade, o pesquisador Rodrigo Luiz Gallo Fernandes apresentou ao grupo de trabalho, a setorização de risco alto e muito alto da cidade de Goiânia. O trabalho foi realizado com o apoio da equipe da Defesa Civil Municipal de Goiânia, representada na ocasião pelo chefe do Setor de Apoio Técnico da Defesa Civil Municipal, Cidicley Santana. No mapeamento, que foi realizado entre os dias 22 de agosto a 5 de setembro de 2016, foram visitados 24 setores de risco alto e muito alto. Estima-se que nestas áreas existam 1282 moradias e 5151 pessoas residentes em risco. Foram setorizados cinco locais com movimento de massa, seis com problemas de erosão e 13 setores de inundação. Durante a apresentação do trabalho a parceria com a Defesa Civil foi bastante elogiada pelos presentes.
A proposta para a elaboração da Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação do município, importante instrumento para a realização do plano diretor do município também foi também apresentada. A equipe da CPRM sugeriu ao grupo de trabalho que na revisão do plano diretor seja colocado itens como a necessidade de uma carta geotécnica para aptidão urbana e constante verificação dos setores de risco cadastrado pelo trabalho de setorização. Tal sugestão foi bem acatada pelo grupo de trabalho. O trabalho deve ser realizado no segundo semestre de 2017.

A reunião contou com a presença do superintendente de Planejamento Urbano e Gestão Sustentável (SUPPUG), Henrique Alves Luiz Pereira e representantes da Agencia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), da Secretaria do Planejamento Urbano (SEPLANH), da Saneamento de Goiás S.A. (SENAGO), do Conselho Regional de Engenharia de Goiás (CREA), do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM) e consultores.

Trabalho foi apresentado ao GT do Plano Diretor de Goiânia em conjunto com a Defesa Civil



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400