sexta-feira, abril 7

Sureg-BH inicia programa de treinamento para capacitação em Trabalho em Altura

Curso foi ministrado pela Academia de Bombeiros de MG


Buscando aprimorar as rotinas de trabalho do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), foi dado início nesta terça-feira, dia 4, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), treinamento para capacitação em Trabalho em Altura. A capacitação integra a agenda nacional de cursos da área de segurança do novo Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional em implantação na CPRM.

O curso atenderá toda a demanda da unidade que atualmente desempenha tarefas consideradas trabalho em altura. Os profissionais foram divididos em duas turmas, sendo a primeira formada por 23 pessoas capacitadas nesta semana. A previsão para a realização do curso para a segunda turma é dia 27 de abril, atendendo 20 participantes.

O curso foi ministrado pela Academia de Bombeiros Civil de Minas Gerais (Acadebom). Teve duração de 8 horas com parte prática e teórica, sendo a parte prática desenvolvida em local real de trabalho, neste caso, uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) da Rede Hidrometeorológica Nacional, no município de Congonhas.

A capacitação é uma exigência legal prevista na Norma Regulamentadora 35 do Ministério do Trabalho. O curso abordou as normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; EPI para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400