segunda-feira, abril 10

Pesquisadores da CPRM e Petrobras se reúnem para discutir formações geológicas referentes ao embasamento das bacias sedimentares do norte-nordeste da Bahia

Representantes da CPRM e Petrobras que participaram da reunião



Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Petrobras se reuniram para dar início a um intercâmbio técnico-científico entre as empresas acerca da geologia do embasamento das bacias sedimentares no norte-nordeste da Bahia.  Ocorrida no último dia 31 de março, a reunião aconteceu no auditório do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A parceria, proposta pela equipe da Petrobrás, busca dar suporte ao Grupo Estância, que compõe parte do embasamento das bacias baianas do Recôncavo e Tucano.


A Formação Acauã foi o foco das discussões iniciais entre os pesquisadores. A equipe da CPRM, partindo do interesse da equipe da Petrobras, falou sobre o mapeamento dessa formação geológica, principais litotipos e afloramentos, seções-tipo, aspectos de campo, tipos de estruturas sedimentares e deformacionais, além de seu posicionamento estratigráfico e relações de contato.


Em contrapartida, a equipe da Petrobras falou sobre as características que elevam a formação como um play exploratório. Assim, relatando as características geofísicas adquiridas dos seus levantamentos sísmicos e das suas relações estratigráficas e de contato interpretadas das descrições dos seus furos de sondagem.


Ao fim da reunião, a gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Salvador (SUREG/SA), Cimara Monteiro, colocou a disposição dos pesquisadores da Petrobras os dados da CPRM que pudessem contribuir para o entendimento da Formação Acauã, tais como: bibliografia, mapas geológicos, lâminas delgadas, amostras de rocha, descrições de furos de sondagem, localização de pontos de afloramentos e seções geológicas.


Cimara ainda demonstrou a intenção de viabilizar uma viagem de campo com membros das duas equipes para visitar os afloramentos e as seções-chave. Em retribuição, a equipe da Petrobras se comprometeu a passar as descrições dos furos de sonda que permitam à equipe da CPRM melhorar o entendimento sobre a formação geológica em questão.


Participaram da reunião o geofísico Nayguel Costa e os geólogos Hélio Sérgio e Charles Dantas das gerências de Exploração e Reservatório da Petrobras, os geólogos da CPRM Reginaldo Alves, do Departamento de Geologia; José Torres Guimarães, chefe da Divisão de Estratigrafia, Paleontologia e Sedimentologia; Cimara Monteiro, João Pedreira, Valter Sobrinho, Roberto Campelo e Carolina Reis da Gerência de Geologia e Recursos Minerais e Marco Antonio Advincula, Gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da SUREG/SA.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400