segunda-feira, abril 10

Descoberta de fosfato feita pela CPRM no Piauí atrai investidores

Pesquisador durante atividade de campo para mapear afloramentos

O Brasil importa cerca de 34% do fosfato utilizado na agricultura. E para fomentar a descoberta de novos depósitos a fim de reduzir essa dependência do insumo, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realiza diversos estudos de minerais estratégicos. No Piauí, um estudo de recursos minerais encontrou ocorrência de rocha fosfática com teores pontuais relativamente elevados de fósforo, na localidade de Poço D’anta, município de Jacobina, sudeste do estado. As mineralizações foram identificadas numa área de 24km², em três afloramentos, ao longo de 6,5 km de extensão. A largura das zonas aflorantes varia de 40 a 400 metros.


Essa área atraiu o interesse de empresas de mineração que pretendem  pesquisa-las, para definir o tamanho da reserva e sua viabilidade econômica.
A descoberta foi feita pelos geólogos Douglas Silveira e Camila Basto, durante trabalho de campo do projeto de Integração Geológica e de Recursos Minerais das Faixas Marginais da Borda Norte-Noroeste do Cráton São Francisco - Subárea Riacho do Pontal e Província Borborema, inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3).  


A equipe da CPRM percorreu uma área de 24km², mapeando ocorrências de fosfato


A descoberta foi divulgada no informe técnico lançado pela CPRM em 2015, que visa divulgar ao setor mineral informações relevantes e preliminares sobre projetos em execução pela instituição, e também no VII Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (SIMEXMIN) no ano passado. “Eu e Camila Basto, como geólogos do projeto, sentimos enorme satisfação ao ver que nosso trabalho alcançou o objetivo: com resultados concretos que podem levar a uma transformação econômica significativa para a região”, avalia Douglas Silveira, pesquisador à frente do  trabalho.


Mapa da área do projeto


Ele explica que as ocorrências, localizadas no município de Jacobina do Piauí - PI, estão inseridas na Unidade geológica Grupo Ipueirinha que possui uma extensão de aproximadamente 550 km², o que sugere possibilidades de que mais ocorrências similares possam ser identificadas na região. “Existe uma tendência de crescimento da demanda por fertilizantes visando o aumento da produção agrícola e a descoberta de novos depósitos de fosfato é estratégica para o Brasil, que ainda possui dependência externa para este insumo mineral, em especial para o Piauí que tem fortalecido a atividade agrícola na região sul do estado”, acrescenta o pesquisador.

Clique aqui e acesse o Informe técnico.

Assessoria de Comunicação Serviço Geológico do Brasil - CPRM asscomdf@cprm.gov.br (61) 2108-8400