sexta-feira, abril 7

Superintendência Regional de Belém capacita engenheiros, geólogos e geógrafos na área de hidrologia básica


Participantes do minicurso no auditório da Superintendência Regional de Belém



A Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE) em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA), realizou nos dias 23 e 24/03, o minicurso de Hidrologia Básica, ministrado pelo engenheiro Hidrólogo, David Franco Lopes, para engenheiros sanitaristas, civis e agrônomos, geólogos e geógrafos do Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), SEMAS-PA, além dos empregados da CPRM.




Engenheiro Hidrólogo, David Franco Lopes

observa aluna manusear equipamento

O curso foi divido em duas etapas, sendo que na primeira foram apresentados conceitos teóricos com os temas: “O Ciclo Hidrológico; Uso da Água pela sociedade e a Importância do Monitoramento Hidrometeorológico, em que foi  explicado como são feitas as medições de vazão e o índice pluviométrico. “Vivemos em uma região cercada por água e com grande ocorrência de chuvas. Monitorar e conhecer os recursos hídricos é parte fundamental para garantir o uso às futuras gerações”, destacou Lopes.

A aula prática foi realizada UFPA, onde os alunos manusearam os equipamentos empregados no monitoramento e puderam expandir experiências acadêmicas além dos livros e nivelar os conhecimentos entre a teoria e a prática.


Aula prática no campus da Universidade Federal do Pará



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400