sexta-feira, abril 7

Ações na CPRM buscam conscientizar sobre uso sustentável da água

Palestrante Dra. Azeneth Schuler

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desenvolveu diversas atividades que visam despertar a consciência sobre o uso da água de forma sustentável. A programação ocorreu durante todo o mês de março e atingiu diversas unidades da empresa. As ações foram coordenadas pela Comissão de Sustentabilidade da CPRM.

No Rio de Janeiro, a pesquisadora da Embrapa Solos, Dra. Azeneth Schuler apresentou palestra com tema Água e Agricultura: Caminhos da Sustentabilidade. O evento ocorreu no dia 29, no Salão Nobre do Escritório do Rio de Janeiro. Na oportunidade, a palestrante introduziu conceitos sobre serviços de ecossistemas, que são todos os serviços prestados pelos ecossistemas naturais e suas espécies na sustentação da vida humana, evidenciando a importância de conciliar esses serviços com a produção de alimentos. Ressaltou também alguns alertas da FAO sobre a situação da disponibilidade atual e futura de alimentos e água no mundo.

Ela destacou ainda a iniciativa "Agricultura Inteligente para o Clima"/FAO (Climate-Smart Agriculture), que busca o aumento sustentável da produtividade agrícola e dos rendimentos, com ideias como: adaptar e reforçar a resiliência às alterações climáticas e reduzir e/ou remover as emissões de gases devido ao efeito de estufa, sempre que possível. A palestrante também comentou sobre alguns princípios de gestão de demanda e da oferta da água, este último tendo como base a conservação de solo na bacia hidrográfica. O evento foi encerrado com dois vídeos, o primeiro sobre o uso de barragens subterrâneas para o aumento da oferta de água na região do semi-árido brasileiro e o segundo sobre uso de uma nova concepção de fossa séptica, proposta pela Embrapa Instrumentação, que usa o esterco bovino como elemento biodigestor.

Colaboradores da SUREG/SP participam do evento
Em São Paulo, a Comissão de Sustentabilidade da Superintendência Regional, com apoio da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite) promoveram evento com o tema central “Os Mecanismos de Eficiência Hídrica Organizacional: Uma Abordagem em Âmbito Nacional na CPRM. Foram realizadas três palestras: “Eficiência Hídrica e Sistemas de Abastecimento da RMSP” (Vanesca Sartorelli Medeiros); “Eficiência Hídrica: Exemplos no Mundo” (Camila Dalla Porta Mattiuzi), “Os Mecanismos de Eficiência Hídrica na CPRM” (Adriana Maria Monticelli e Rafael Souza Santos). Em seguida foi exibido o documentário “Entre Rios”, que aborda o processo de urbanização da cidade de São Paulo e sua relação com os rios da região.


Em Recife, o Dia Mundial da Água foi comemorado com programação especial na Superintendência Regional, através de uma realização conjunta entre a Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (GEHITE) e a Comissão de Sustentabilidade. Na abertura, o superintendente, Gilberto Augusto, salientou a importância desta data ser celebrada e como a CPRM pode ser atuante no sentido de apresentar alternativas para a escassez de água no semiárido. O evento contou com a palestra “Uso Eficiente da Água Subterrânea na Convivência com o Semiárido”, do hidrogeólogo Fernando Feitosa, que abordou o trabalho realizado pela CPRM no enfrentamento às secas, esclarecendo o importante papel que a companhia desempenhou ao longo dos anos, difundindo o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do país, sobretudo nas regiões mais castigadas pela falta d’água.

Além de apresentar a periodicidade das grandes secas, Feitosa enfatizou a maior seca dos últimos 50 anos, que dura até os dias atuais, e foi iniciada no ano de 2012, afetando um total de 1.322 municípios em todo o semiárido nordestino, quase todos eles em situação de emergência declarada.

Visita técnica em Recife
Relatou que a partir desta realidade, a CPRM foi responsável pela perfuração e implantação de poços de alta produção em todo o semiárido, aumentando a oferta hídrica por meio de um cadastro seletivo de fontes de abastecimento por água subterrânea. “Esta iniciativa, além de contribuir emergencialmente para a grave situação gerada pela estiagem, é também um projeto de longo prazo, já que a vida útil dos poços pode ultrapassar 50 anos”, esclareceu.

Em seguida também foi ministrada palestra sobre “Indicadores de Gestão dos Recursos Públicos: Despesas de Natureza Administrativa (Água e Energia)” pela integrante da Comissão de Sustentabilidade, Solange Cavalcanti de Melo, a qual abordou a importância do racionamento de água e energia nas dependências da Sureg-RE atrelada a portaria nº 23/2015 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Solange ainda dialogou com o auditório com a seguinte pergunta: Por que devemos economizar energia elétrica se o que está faltando é a água? E explicou que, segundo a ANEEL- Agencia Nacional de Energia Elétrica, mais de 80% da energia elétrica gerada no Brasil são produzidas por hidroelétricas. Quanto o maior o consumo de energia elétrica maior disponibilidade de água que precisa para alimentar as turbinas, ou seja, a crise hídrica não afeta só o abastecimento de água, mas o setor de energia também.

A Comemoração do Dia Mundial da Água ainda contou com o 3º concurso de fotografia relacionado ao tema, no qual os colaboradores da Sureg puderam participar com registros divididos em 3 categorias: Águas Impactadas, Belezas Naturais e Atividades de Campo.
A programação continuou no dia 23 com visitas técnicas que possibilitaram aos colaboradores o acompanhamento das fases de campo para coleta de dados da Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS) e da Rede Hidrometeorológica Nacional.

Em Porto Alegre, a engenheira Andrea Germano, participou no dia 22, do ciclo de palestras Águas Abertas, promovido pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela foi uma das palestrantes do evento alusivo ao Dia Mundial da Água. Andrea abordou o tema Sistemas de Alerta e Previsão Hidrológica.
Na apresentação, dirigida aos alunos do curso técnico em Hidrologia, alunos de graduação em Engenharia Hídrica e Engenharia Ambiental, alunos de pós-graduação e professores da UFRGS, a engenheira da CPRM, que é coordenadora executiva do Departamento de Hidrologia, explicou o processo de implantação e Operação dos 11 sistemas de responsabilidade da CPRM no Brasil, destacando os SAH dos rios Caí e Gravataí ambos de responsabilidade da SUREG/PA. Relatou ainda a importância deste trabalho que tem o objetivo de gerenciar e reduzir os impactos causados por inundações, por meio do monitoramento contínuo, previsão dos níveis dos rios e divulgação de boletins.


Também foram palestrantes, os professores do IPH, Pedro Reginato e Marcos Leão, que falaram sobre Águas Subterrâneas no Estado do Rio Grande do Sul; a engenheira Raíza Schuster, do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que tratou sobre Modelagem hidrológica como ferramenta de gestão de RH no RS e Masato Kobiyama coordenador do curso técnico do IPH que abordou Hidrometria e o Curso Técnico em Hidrologia.

Palestrante Andrea Germano
Também no dia 22, em torno de 40 colaboradores da Sureg-PA participaram de atividade alusiva ao Dia Mundial da Água, promovida pela Comissão do Programa de Sustentabilidade da CPRM. O evento contou com a exibição do filme sobre o projeto Rios Voadores, que aborda a importância da evapotranspiração da Amazônia no regime de chuvas do Brasil. Após, os colegas participaram de momento de confraternização com chá e bolo.

Sessão de vídeo na Sureg-PA

Em Teresina, na RETE, no dia 21, a Comissão de Sustentabilidade juntamente com o Chefe da Unidade, Claudio Damasceno Souza, promoveu o 3º Seminário do Dia Mundial da Água. Pela manhã, o pesquisador em Geociências Roberto José Amorim Rufino Fernandes apresentou a palestra “Hidrologia na Prática” onde foram abordados os conceitos do ciclo hidrológico, tipos de chuva, como são obtidos os dados básicos de monitoramento fluviométrico e pluviométrico, etc. Os participantes puderam conhecer e entender o funcionamento e a importância de cada equipamento utilizado nas atividades de campo voltadas para a hidrologia. Também foram abordados os produtos ligados à água que a CPRM gera para a sociedade como: Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Parnaíba, Dados de Monitoramento da Rede Hidrometeorológica Nacional, Atlas Pluviométrico do Brasil, Regionalização de Vazões.

Palestra em Teresina

Como parte da programação, foi organizada uma sessão do Cine CPRM Sustentável, com o filme “Planeta Água” que busca explicar alguns dos maiores mistérios naturais do planeta, enquanto reforça como é essencial que a humanidade aprenda a viver em harmonia com nossos oceanos. Com o objetivo de despertar a discussão sobre o consumo consciente de uma forma geral, os empregados também puderam calcular sua Pegada Hídrica através do aplicativo EAWA-EATING WATER, que mede e analisa a quantidade de água gasta para fabricar um produto, além de aferir o consumo individual das pessoas em todo o mundo.

Em Belém, a Comissão de Sustentabilidade também realizou no dia 22, no auditório da Superintendência o 3º Seminário Dia Mundial da Água. O tema Os Mecanismos de Eficiência Hídrica Organizacional: Uma Abordagem em Âmbito Nacional na CPRM/Sureg-BE foi abordado pelo pesquisador Homero Junior. Em seguida, a Realidade de uma Cooperativa de Materiais Recicláveis, apresentada pelo palestrante Jonas de Jesus da Silva, representante da Cooperativa dos Catadores de Material Recicláveis  de Belém (Concaves). Ao final, foi realizada a exibição de curta-metragens relacionados à Àgua e Meio Ambiente.


Jonas de Jesus da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável

Em Porto Velho, no dia 8 de março, compondo a programação do Dia Mundial da Água, a coordenadora nacional da Sustentabilidade da CPRM, Ana Paula Petito, ministrou a palestra “Os Mecanismos de Eficiência Hídrica Organizacional: Uma Abordagem em Âmbito Nacional na CPRM/ SGB”, visando conscientizar os colaboradores sobre a necessidade de reduzir o consumo e evitar o desperdício de energia elétrica e água nas unidades do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Foi abordado também o feedback do resultado nacional de economia durante o ano de 2016, além dar sequência ao projeto de educação continuada alertando sobre a importância da participação de todos para a eficiência energética/hídrica.


Palestra Ana Petito, coordenadora do Programa Sustentabilidade da CPRM



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400