quinta-feira, abril 6

Brasil realizará estudos ambientais na Elevação do Rio Grande

Pesquisador Angel Perez, Ivo Pessanha (Digeom), reitor Mario dos Santos, 
José Andriotti (DGM) e Cássia Ferri, Francieli Cristina Pereira e Renato Bretzke da Univali


Mais uma etapa da parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) foi celebrada para alavancar os estudos ambientais e oceanográficos necessários para avaliação do potencial mineral da Elevação do Rio Grande, localizada em águas internacionais do Atlântico Sul, a mais de 1,1 mil km da costa brasileira. A solenidade de lançamento do Programa de Estudos Ambientais para a Exploração de Crostas Ferromanganesíferas Ricas em Cobalto na Elevação do Rio Grande (PROERG) foi realizada nessa terça-feira, dia 4 e contou com público de mais de 100 pessoas entre acadêmicos, professores e pesquisadores presentes no auditório E1, do campus da Univali em Itajaí.

Chefe da Divisão de Geologia Marinha, Ivo Pessanha
O evento teve início com a apresentação do histórico dos estudos realizados pela CPRM na Elevação do Rio Grande, pelo chefe da Divisão de Geologia Marinha (Digeom), da CPRM, Ivo Bruno Machado Pessanha. Desde 2009, a CPRM vem estudando a região formada por uma cordilheira montanhosa submersa, que se eleva de mais de 3 mil metros do fundo oceânico, através de expedições marítimas desenvolvidas em parceria com outras instituições, identificando as áreas de maior interesse econômico para exploração mineral. Estes estudos demonstraram que o local possui indícios de áreas ricas em cobalto, níquel, manganês, fosfato, platina até minérios utilizados na indústria de alta tecnologia, como terras raras. Pessanha apresentou como foram feitos os estudos e pesquisas e explicou quais as expectativas com a nova etapa, que terá a parceria da Marinha, com a utilização do navio de pesquisa Vital de Oliveira. “Além dos avanços na pesquisa e exploração mineral, este projeto é estratégico, pois coloca o Brasil entre os poucos países que buscam áreas com forte potencial econômico em águas internacionais, marcando presença na região do Atlântico Sul, onde até então a Inglaterra exercia exclusividade”, explicou.


Professor pesquisador Angel Perez, da Univali
Em seguida, o professor e pesquisador da Univali, José Angel Alvarez Perez, apresentou o plano de trabalho do PROERG, que será desenvolvido nos próximos cinco anos. O estudo está previsto no contrato firmado entre a CPRM e a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISBA), órgão ligado a ONU, que concedeu ao Brasil o direito de pesquisa por 15 anos do potencial mineral da região. Angel relatou ainda sua participação em conjunto com a CPRM na elaboração de relatórios, projeto e plano de trabalho que resultaram na aprovação pela ISBA no direito exclusivo de pesquisa no Elevado Rio Grande. “Estamos celebrando esta parceria, que significa o início de um grande trabalho”, avaliou. No plano de trabalho estão previstas expedições que irão coletar dados geofísicos oceanográficos, amostragem de água, da mineralogia, petrografia, além de estudos geoquímicos. As informações serão inseridas em banco de dados geoespaciais e servirão para o monitoramento ambiental e definição das principais áreas de interesse para exploração mineral. Já a fase seguinte será avaliação das características mineralógicas, estruturais e geomorfológicas e ambientais das áreas de interesse. A terceira etapa do plano de trabalho prevê a seleção de áreas para estudo da viabilidade econômica, ambiental e técnica dos depósitos minerais identificados.

Diretor da Geologia e Recursos Minerais, José Andriotti 
O diretor de Geologia e Recursos Minerais, José Leonardo Andriotti, comemorou a parceria da Univali com a CPRM, destacando que a universidade complementa a atuação da CPRM, permitindo a formação de uma equipe multidisciplinar para realizar o levantamento ambiental da região. “A CPRM está atuante, entregando produtos importantes para sociedade e este projeto também é estratégico, pois coloca o Brasil em um seleto grupo de países que estão na vanguarda das pesquisas minerais nos oceanos, estimula o desenvolvimento científico e de novas tecnologias e, ao mesmo tempo, contempla a preocupação ambiental, pois o objetivo desta etapa é avaliar possíveis impactos que a atividade de mineração poderá causar no meio ambiente marinho”, destacou.

Reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos
Ao final, o reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos, destacou a importância da parceria da Univali com a CPRM iniciada em 2012, com a participação do professor Angel Perez nas atividades de prospecção e pesquisa realizadas na Elevação do Rio Grande pela CPRM, auxiliando na interpretação dos dados ambientais coletados. Citou ainda a presença do professor na missão brasileira à Jamaica, sede da ISBA, quando este participou da apresentação e defesa da proposta apresentada pela CPRM. “Desta forma a Univali participou desta conquista e como resultado, recebe reconhecimento e celebra esta parceria. Neste contrato, a Univali prestará serviços para execução do plano de trabalho aprovado pela Isba, especificamente, no estudo ambiental a ser desenvolvido até 2017, dando continuidade a parceria que deve se estender até o final da execução do plano, que certamente será um grande desafio”, avaliou.

Público de professores, pesquisadores e acadêmicos 
acompanha a apresentação do projeto
Estiveram presentes na solenidade as seguintes autoridades: o reitor da Univali e presidente da Fundação Univali, Dr. Mário Cesar dos Santos; o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Dr. José Leonardo Silva Andriotti; o delegado da Capitania dos Portos de Itajaí e representante no evento do Departamento de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, o capitão de fragata, Alekson Barbosa da Silva Porto; a vice-reitora de Graduação da Univali, Cássia Ferri; o vice-reitor de pós-graduação, Dr. Valdir Cechinel Filho; o chefe da Divisão de Geologia Marinha da CPRM, Dr. Ivo Bruno Machado Pessanha; o diretor da Fundação Univali, Renato Osvaldo Bretzke; a procuradora-geral da Fundação Univali, Francieli Cristina Tirelli Pereira; o diretor de Inovação da Univali, Dr. José Roberto Provesi; o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, Dr. João Luiz Baptista de Carvalho; o curador do Museu Oceanográfico da Univali, Jules Soto e o professor e pesquisador da Univali, Dr. José Angel Alvarez Perez.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400