quinta-feira, abril 6

Superintendência Regional de Belém auxilia governo estadual na implantação de aterro sanitário

Representantes da SUREG/BH e demais participantes reunidos para debater questões relativas ao aterro sanitário

Representada pelo pesquisadores em Geociências Homero Reis de Melo Jr. e João B. Marcelo de Lima, a Superintendência Regional de Belém (SUREG/BH) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), esteve em Castanhal, no Pará, para reunião técnica ocorrida no último dia 31 de março. O encontro marcou o início das ações para criação de um consórcio municipal, visando à implantação de aterro sanitário que atenderá os municípios de Castanhal, Santa Maria do Pará, Santa Izabel do Pará, Inhangapi e São Francisco do Pará.
Na oportunidade, foram apresentadas as metodologias e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a seleção adequada de áreas de implantação de aterros sanitários municipais, além de estudos de caso desenvolvidos pela SUREG/BE sobre o tema.
A ação foi mais um passo da CPRM rumo à sua consolidação como instituição de grande relevância socioambiental para os municípios brasileiros, pois ocupa uma posição de destaque no processo de elaboração de projetos sustentáveis. Por exemplo, a produção e administração da base de dados sobre o meio físico do território nacional traz soluções para problemas que envolvem a destinação e a gestão adequada dos resíduos sólidos domiciliares.
Durante as apresentações, que também contou com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará (SEDOP), a CPRM participou do debate compartilhando o conhecimento da organização com as autoridades presentes.
Ao final do encontro, o planejamento das próximas ações ficou sob responsabilidade da SEDOP. Tendo em vista as futuras participações da CPRM e a oficialização da parceria, a SUREG/BE fica no aguardo das outras demandas.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400