quarta-feira, fevereiro 15

Novos concursados realizam primeiras atividades de campo em Salvador


 Equipe ouvindo as instruções do responsável pelo projeto, Engenheiro Miguel Cidreira

Sete novos técnicos em Geociências contratados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), convocados no início de 2017 e alocados na Superintendência Regional de Salvador já estão realizando atividades de campo.  Desde o dia 21 de janeiro, nessa segunda fase de ambientação da equipe, os novos concursados estão tomando conhecimento dos processos práticos que envolvem o monitoramento hidrológico.



Prática de utilização do FlowTracker
Com o auxílio de experientes pesquisadores da unidade regional, os recém-chegados estão participando ativamente das etapas de operação das estações da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Eles estão praticando a medição de vazão com equipamentos acústicos e convencionais, nivelamento, manutenção e operação das plataformas de coleta de dados. Além de outras atividades pertencentes as suas atribuições.

Para quantificação da vazão em cursos d’água com profundidade até 1,20m, o engenheiro Miguel Cidreira deu instruções de utilização do equipamento “FlowTracker”, capaz de realizar  cálculo automático de vazão. O equipamento possui computador, visor e sonda bidimensional que funciona por intermédio do método acústico. Para profundidades maiores que 1,20m, foi utilizado outro equipamento acústico denominado “ADP M9”.


Na terceira fase do treinamento, quando estiverem familiarizados com os serviços, a operação das estações hidrometeorológicas da unidade regional  será responsabilidade da nova equipe. As atividades técnicas serão realizadas de forma supervisionada, tendo como objetivo a qualidade das informações coletadas. 


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400