terça-feira, dezembro 20

CPRM e DNPM assinam plano de trabalho para garantir segurança de barragens

Diretor-presidente durante assinatura do plano de trabalho


Durante o encontro sobre segurança de barragens no Brasil, o governo apresentou o Sistema Integrado de Gestão da Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM) e atualização de normas focadas no avanço da gestão dessas estruturas. O evento contou com a presença do ministro Fernando Coelho Filho, autoridades e representantes do setor Mineral. No encontro, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), assinaram o plano de trabalho, que marca o começo da parceria entre as duas instituições para garantir a segurança das barragens no País.


 Na abertura do encontro o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, lembrou que os problemas enfrentados com o acidente  em Mariana (MG) devem servir para que o governo e o setor aprendam com os erros. “Aquilo é algo que ninguém quer que se repita, seja pelo desastre em si, principalmente pela perda de vidas, e também pelo prejuízo financeiro que isso acarreta a todo o setor”, disse o ministro.

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lobo, disse que é preciso desenhar uma estratégia preventiva para que o setor mineral possa minimizar o risco de catástrofe. “A credibilidade do setor está sustentada em uma profunda mudança de comportamento dos meus colegas mineradores. Estamos convidando a todos para repaginar um sistema de gestão de barragens que possa dar consistência e credibilidade junto à comunidade”.
Profissionais foram homenageados no encontro


O diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, destacou que a iniciativa é uma experiência única de gestão conjunta entre a Secretaria de Geologia e Mineração, CPRM e DNPM. Ele enalteceu a qualificação e a capacidade de trabalho do corpo técnico da empresa, além da expertise da instituição em mapeamentos de áreas de risco e encostas.

 “A CPRM foi convocada e está aqui para dar nossa contribuição, colocando toda nossa capacidade técnica e experiência parar ajudar,” disse.   Ledsham comentou que a equipe CPRM envolvida nesse projeto pode chegar a 65 técnicos.  De acordo com ele, o plano também comtempla programa de treinamento para capacitar as equipes técnicas das duas instituições.

Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama),  acredita que as mudanças apresentadas trazem maior rigor no controle de segurança de barragens. “Entendo que com o novo cadastro e com o novo sistema de gestão nós vamos dar passos muito forte para o aperfeiçoamento da gestão de segurança de barragens”. Ela disse que o Ibama  deseja contribuir  para aperfeiçoar as medidas anunciadas.

O subprocurador-geral da República, Nívio de Freitas Silva Filho, disse que  após o acidente de Mariana o Ministério Público passou a monitorar todas as barragens no País. Ele elogiou a iniciativa do governo de promover o diálogo com diversas instituições. “Estamos com um canal de diálogo aberto com o Ministério de Minas e Energia e  estamos aqui numa demonstração inequívoca de diálogo”, disse o representante do Ministério Público 

Homenagem à equipe técnica - no encontro geólogos  da  CPRM e do DNPM  que participaram,  no inicio deste mês, em Belo Horizonte,  do  curso  sobre  segurança de barragens,  receberam  de autoridades presentes no evento,   diplomas pela conclusão do curso.  O treinamento abordou aspectos de engenharia, métodos construtivos, gestão da segurança, sistemas de contenção de rejeitos, auscultação e controle de Barragens de Rejeitos, avaliação de risco e plano de emergência e atividade em campo.

Nesse primeiro cursos foram capacitados 30 técnicos das duas instituições.  Pela CPRM Sandra Fernandes da Silva e Rodrigo Luiz Gallo Fernandes  receberam os diplomas  representando  os demais colegas que participaram do curso. 
Ministro durante discurso de abertura do encontro


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240