quarta-feira, novembro 30

Pesquisadoras da CPRM apresentam trabalhos em conferência na Suíça

Joana desenvolve seu projeto de doutorado em petrogênese
das rochas
 máfico-ultramáficas do Bloco Guanhães e daborda lesta
da Serra do Espinhaço Meridional em
 Minas Gerais


As pesquisadoras do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Joana Magalhães e Mahyra Tedeschi, apresentaram no dia 19 de novembro, na Conferência Suíça de Geociências (14th Swiss Geoscience Meeting), em Genebra, parte dos resultados de suas  respectivas pesquisas de doutorado. Ambas são lotadas na Gerência de Recursos Minerais da Superintendência Regional de Belo Horizonte, e doutorandas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujas pesquisas desenvolvidas em intercâmbios acadêmicos na modalidade Doutorado Sanduíche na Suíça foram custeadas pelo CNPQ (Programa Ciências sem Fronteiras).  


Joana desenvolve seu projeto de doutorado em petrogênese das rochas máfico-ultramáficas do Bloco Guanhães e da borda leste da Serra do Espinhaço Meridional em Minas Gerais, na Université de Lausanne, com orientação Prof. Dr. Othmar Müntener, especialista em petrologia ígnea e geoquímica. Sua pesquisa é focada em petrologia ígnea e metamórfica, geoquímica isotópica e geocronologia U-Pb.   

Na conferência, a pesquisadora apresentou os resultados geoquímicos e geocronológicos do trabalho intitulado: “Statherian bimodal volcanic and anorogenic intrusive rocks in the northern Guanhães Block, southeast Brazil: an episode of continental rift” (Rochas vulcânicas bimodais e intrusivas anorogênicas estaterianas ao norte do Bloco Guanhães, sudeste do Brasil: um episódio de rift continental).

Mahyra desenvolveu seu projeto com foco em petrologia
e geocronologia U-Pb aplicadas  à evolução tectônica
da porção Meridional da Faixa Brasília em Minas Gerais
Mahyra, por sua vez, desenvolveu seu projeto, com foco em petrologia e geocronologia U-Pb aplicadas à evolução tectônica da porção Meridional da Faixa Brasília em Minas Gerais, na Universidade de Berna com orientação dos professores Dr. Daniela Rubatto, especialista em geocronologia e geoquímica; Dr. Jörg Hermann, especialista em petrologia e geoquímica, e do Dr. Pierre Lanari, especialista em petrologia metamórfica.

Na conferência, Mahyra apresentou a sistemática e os resultados dos estudos envolvendo rochas eclogíticas simplectíticas,  da região do sul de Minas Gerais intitulado “Reconstruction of high-pressure metamorphic condition from symplectites: insights from Pouso Alegre mafic rocks (Brasília Belt, Brazil)” (Reconstrução das condições metamórficas a partir de simplectitos: compreensão a partir das rochas máficas de Pouso Alegre (Faixa Brasília, Brasil).


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240