quinta-feira, outubro 27

Projetos da DGM terão foco no fomento ao setor mineral

Marco Tulio Naves de Carvalho e José Leonardo Silva Andriotti
durante reunião com colaboradores


Brasília - Essa foi a mensagem dos chefes interinos do Departamento de Geologia, Marco Tulio Naves de Carvalho e do Departamento de Recursos Minerais, José Leonardo Silva Andriotti, durante reunirão realizada nesta quarta-feira (27/10), com a equipe técnica de Brasília. Eles explicaram como será a atuação do Grupo de Trabalho designado pelo diretor-presidente para avaliar os trabalhos em andamento do PAT-2016 e que está coordenando o planejamento e a análise dos novos projetos propostos pelos técnicos da empresa, para execução em 2017.


Eles também informaram iniciativas que estão sendo discutidas na busca de alternativas para novos recursos financeiros e linhas de financiamentos para execução de projetos, no âmbito da DGM, nas áreas de geologia, recursos minerais e estruturação de laboratórios, como o de Sismologia e o de Geoquímica Isotópica, citando como exemplos o Projetos Meta, do Banco Mundial, convênios com governos estaduais e municipais e com a Embrapa. 


Parceria DNPM - Marco Túlio explicou ainda como será a parceria firmada com o DNPM, que visa o desenvolvimento de projetos e programas em cooperação entre as duas instituições, conforme acordo firmado no dia 06 de outubro de 2016, e que permitam fomentar o setor mineral e atrair novos investimentos em pesquisa mineral. Ainda de acordo com o chefe do DEGEO, a CPRM contribuirá tecnicamente no monitoramento de barragens, análise de processos minerários e avaliação técnica do potencial mineral de áreas aptas a entrar em disponibilidade. A proposta é agregar valor nessas áreas, com dados sobre geologia, geofísica, geoquímica e recursos minerais, facilitando o acesso dos investidores ao conhecimento geológico existente sobre essas áreas e facilitando, assim, a tomada de decisão. 

Durante a reunião os chefes do DEREM e DEGEO explicaram como será atuação do Grupo de Trabalho, designado pelo diretor-presidente, para  avaliar projetos em andamento e  novas propostas


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468