terça-feira, outubro 4

Empregados de Recife e Natal recebem treinamento sobre o software Mendeley


Introdução à ferramenta de gerenciamento de referencias bibliográficas Mendeley


Os empregados da Superintendência Regional de Recife (SUREG/RE) e do Núcleo de Apoio de Natal (via web conferência) participaram, no dia 22 de setembro, de um treinamento sobre a ferramenta de gerenciamento bibliográfico Mendeley e como utilizá-la para organizar e administrar a sua biblioteca científica de dados acadêmicos. 

O treinamento foi ministrado pelo supervisor da Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi), Geysson Lages. Durante as aulas, Lages explicou como a ferramenta importa automaticamente as referências bibliográficas dos seus artigos digitais (.pdf, .txt, .doc, .xls, entre outros formatos), armazena e permite buscar os arquivos, renomeia e os organiza da melhor forma (por revista, autor, ano, etc.) e permite a leitura e anotações dentro do próprio aplicativo.
Além disso, o software Mendeley permite salvar as referências com um único clique de livros/artigos completos a partir de buscas diretas no Science Direct da Elsevier, google scholar, base Scopus, dentre outros, podendo ficar disponíveis para acesso remoto e acesso via dispositivos móveis.
Outra aplicação de extrema utilidade é o módulo de citações disponíveis para o Word que permitem criar facilmente o capítulo de referencias bibliográficas e formata-lo de acordo com  determinado padrão dentre uma base de mais de 6.000 estilos de periódicos e normas.
À medida que o acesso e o volume de informações geradas e disponibilizadas crescem exponencialmente, faz-se necessário ter um controle mais intuitivo e facilitado sobre todos os dados que se dispõe para pesquisa. Lages explica que faz uso de ferramentas desse gênero desde 2012 e que teve a iniciativa de ministrar o curso após assistir a um treinamento recente sobre a base de dados Science Direct promovido pela rede de bibliotecas da CPRM, quando observou que alguns participantes externaram a dificuldade de organizar tantas informações.



Cartaz de chamada do Curso sobre o Mendeley