quinta-feira, outubro 6

CPRM disponibiliza imagens georreferenciadas de cinco novos projetos aerogeofísicos
Localização dos projetos
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulga as imagens georreferenciadas de cinco novos aerolevantamentos geofísicos. Os projetos divulgados são: Oeste de Carajás (1125), Branco -Machadinho (1127), Rio Maria (1129), Rio Curuá (1130) e Rio Iriri (1131). Estes aerolevantamentos foram adquiridos entre 2014, 2015 e 2016, possuindo linhas de voo espaçadas entre si de 500 metros e altura de voo de 100 metros.
Segundo o chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) da CPRM, Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, com a divulgação destes cinco projetos foi completada a etapa de divulgação de aerolevantamentos magnetométrico e gamaespectrométrico recentemente disponibilizados para a venda. Porém a divulgação de imagens georreferenciadas dos projetos adquiridos entre as décadas de 70 e 90 continuará, até que as imagens georreferenciadas de todos os projetos sejam divulgadas.
Os diversos produtos derivados dos processamentos de imagens aerogeofísicas de magnetometria e gamaespectrometria são disponibilizados em formato GEOTIFF, com resolução de 300 dpi. Os dados brutos destes e de outros aerolevantamentos estão disponíveis para venda pela CPRM para entidades privadas ou cedidos gratuitamente para instituições de ensino e órgãos públicos, devendo os pedidos serem encaminhados para digeof@cprm.gov.br.
A divulgação desses cinco projetos faz parte do programa de disponibilização de dados geocientíficos, como parte da estratégia da CPRM de contribuir para fomentar o setor mineral brasileiro, tratando-se de um programa contínuo e prioritário de disponibilização de dados e informações geocientíficas à sociedade.
Os dados geofísicos e geoquímicos, além dos mapas geológicos e outras informações relevantes, são disponibilizados no Sistema Geobank, acessado através do site da CPRM: