quinta-feira, outubro 6

                   Contador do Recife tem artigo aprovado em revista da USP

O autor do artigo, Omar Barros
O contador da Superintendência Regional do Recife, Omar José Evangelista de Barros, teve artigo publicado na 72ª edição da Revista de Contabilidade e Finanças da USP, revista considerada de excelência para classe contábil, pontuada com a nota A2 no extrato da Qualis – CAPES.

Intitulado “Adaptação do Balanced Scorecard: Estudo de Caso em uma Empresa Distribuidora de Combustível”, é fruto da dissertação de mestrado defendida pelo contador em fevereiro de 2015, orientada pelo professor PhD  Cláudio Wanderley, especialista em management accounting  pela University of Sheffield.  Desde o recebimento do artigo pela revista em 20 de julho de 2015 até a aprovação para publicação em 27 de maio de 2016, foram realizadas quatro revisões para adequação ao padrão internacional da revista.
O objetivo do estudo foi analisar e explicar a adaptação do balanced scorecard (BSC) numa distribuidora de combustível (cognominada Companhia Petrolífera). O estudo seguiu as evidências teóricas e empíricas de que um padrão específico de adaptação do BSC na distribuidora de combustível dependeria do ajuste entre as características técnica, cultural e política da respectiva ferramenta gerencial com as da empresa. Esse é um aspecto distintivo do estudo realizado, pois buscou explicar a variação de uma ferramenta gerencial analisando sua consistência com as necessidades, os objetivos e a estrutura da empresa adotante, considerando-se especialmente os aspectos culturais e políticos envolvidos no processo de adaptação.

O artigo pode ser acessado na versão português e inglês no seguinte link: http://www.revistas.usp.br/rcf/issue/view/9112