quarta-feira, outubro 19

CPRM participa da Semana Nacional de Redução de Desastres em Pernambuco

Hidrogeólogo Fernando Feitosa é homenageado durante solenidade


Pernambuco - O Brasil promoveu, entre os dias 10 e 14 de outubro, a Semana Nacional de Redução de Desastres. Para lembrar o período, a Coordenadoria de Defesa Civil do estado de Pernambuco (CODECIPE), realizou uma série de ações voltadas à população e aos profissionais da defesa civil.


O Serviço Geológico do Brasil participou do evento por meio da presença do hidrogeólogo e pesquisador em geociências, Fernando Feitosa, que ministrou palestra sobre "As Secas e o Uso da Água Subterrânea como Estratégia à Convivência no Semiárido".

O pesquisador abordou a atuação da CPRM em difundir conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do país. Em seguida, falou do desafio da região do semi-árido nordestino em conviver com a seca, fenômeno natural e contínuo.

Feitosa apresentou cronologia das grandes secas, com foco na maior seca dos últimos 50 anos, iniciada em 2012 e que dura até os dias atuais, e  ainda afirmou que é fundamental o desenvolvimento de técnicas e políticas eficientes para acumulação de água.

Feitosa ministra palestra sobre "As Secas e o Uso da Água
Subterrânea como Estratégia à Convivência no Semiárido"
"A falta d'água nestas regiões vem acabando quase por completo com a pecuária e a agricultura familiar. A terra sem verde, os rios sem água e os animais magros ou mortos pelos pastos do sertão é uma situação preocupante. Em algumas regiões do semiárido nordestino, não caiu nenhuma gota d'água entre 2012 e 2013", explicou o pesquisador.

Para o ele, o aumento da procura por águas subterrâneas tem sido vertiginosa, porém com a má exploração dos solos. Com a maioria dos municípios sobre o domínio das rochas cristalinas, os resultados são ruins, pois, na maior parte deles as vazões são muito baixas e a água muito salinizada.

Ao final da exposição, Fernando respondeu perguntas dos participantes sobre a temática e ainda recebeu homenagem da Casa Militar de Pernambuco e da CODECIPE.

Implantação de poços na região

Desde 2012, a CPRM foi responsável pela perfuração e implantação de poços de alta produção em todo o semi-árido, aumentando a oferta hídrica por meio de um cadastro seletivo de fontes de abastecimento por água subterrânea nos municípios em estado mais crítico  e visando a identificação de poços que pudessem servir como mananciais para os carros-pipa.


Esta iniciativa, além de contribuir emergencialmente para a grave situação gerada pela estiagem, é também um projeto de longo prazo, já que a vida útil dos poços pode ultrapassar 50 anos. 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468