quarta-feira, outubro 19

Ciclo de palestras em Salvador debate atualização de mapas geológicos da Bahia

Pesquisador Marcos Teles fala sobre trabalhos
desenvolvidos no projeto Anagé-Poções


O pesquisador em geociências, Marcos Teles, apresentou dissertação de mestrado intitulada “Atualização de mapas geológicos do Estado da Bahia, Nordeste do Brasil, com base em gamaespectrometria e magnetometria". A exposição ocorreu na superintendência de Salvador (Sureg -SA), em 13 de outubro, e faz parte do ciclo de palestras que está sendo realizado pela unidade regional.


O mestrado aborda os trabalhos desenvolvidos pela CPRM no Projeto Anagé-Poções, em apoio ao programa Levantamentos Geológicos e Potencial Mineral de Novas Fronteiras. Trata também do aperfeiçoamento da integração de dados geológicos e geofísicos de alta resolução.

O objetivo do estudo é melhor definir o arcabouço geotectônico da porção meridional do Cráton do São Francisco (CSF), tendo como base novos mapeamentos geológicos e a interpretação dos dados aerogeofísicos (gamaespectrométricos e magnetométricos). A partir disso foi delineado, na área de estudo e no seu entorno, o limite existente entre a faixa de deformação brasiliana Araçuaí e as rochas do embasamento do Cráton do São Francisco.

O objetivo do estudo é melhor definir o arcabouço geotectônico
da porção meridional do Cráton do São Francisco, além de utilizar
os dados para aperfeiçoamento da cartografia geológica da região. 
A utilização dos dados geofísicos de alta resolução e de gravimetria terrestre foram essenciais para o entendimento de aspectos geotectônicos e estruturais. Os mapas litogeofísicos, as composições ternárias gamaespectrométricas e as técnicas de realce de anomalias magnéticas foram importantes na reformulação dos modelos iniciais para produção de novos mapas geológicos da região de estudo, tanto na orientação dos trabalhos de campo, na amostragem empregada, e no entendimento do arcabouço tectono-estrutural da área de estudo.


A dissertação de mestrado foi defendida em 13 de maio de 2016, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com orientação do professor Francisco José Fonseca Ferreira. 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468