quarta-feira, outubro 26

CPRM participa da elaboração de livro sobre boas práticas ambientais na mineração em áreas cársticas

Obra contribui para a disseminação de boas práticas na mineração de calcário


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou da elaboração do livro “Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração de Calcário em Áreas Cársticas”, obra lançada pela Sociedade Brasileira de Espeleologia em cooperação técnica com a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.


No livro, a geóloga da CPRM, Mylène Berbert-Born, discorre sobre o tema Geossistemas Cársticos, tendo como base a experiência e conhecimentos acumulados em projetos especiais de gestão territorial que a CPRM desenvolve há 25 anos.

O guia foi construído por um grupo de geólogos, geógrafos, biólogos, arqueólogos, engenheiros, paleontólogos, turismólogos e sociólogos  com o objetivo de contribuir para a disseminação de boas práticas ambientais na mineração de calcário em áreas cársticas, levando em consideração as peculiaridades e importância socioambiental desses territórios.

Trata-se de um conjunto de recomendações fundamentadas em conceitos técnicos e científicos, destinadas a empresas de mineração, consultorias, órgãos ambientais e demais profissionais da área. As boas práticas buscam promover o uso responsável do bem mineral, dos recursos hídricos e bióticos presentes nas regiões cársticas, um convívio harmonioso com as comunidades que vivem nessas áreas, além de compatibilizar exploração com conservação do patrimônio espeleológico.

CRPM recebeu agradecimentos por meio do trabalho
da colaboradora Mylène Berbert- Born
O material está organizado em três partes: caracterização sintética dos ambientes cársticos; conceitos sobre o meio físico, biótico, cultural e social que fundamentam as recomendações de boas práticas; e recomendações das boas práticas de exploração mineral, aplicadas à prevenção e mitigação de impactos ambientais e sociais, organizadas conforme as fases da vida de uma mina.


Mylène conta que o projeto se estendeu ao longo de três anos e envolveu profissionais com experiências bastante diversificadas. Ela explica que o livro trata de um tipo de ambiente considerado naturalmente frágil onde ocorrem processos naturais muito complexos, de maneira que as boas práticas recomendadas propiciam maior objetividade e solidez aos procedimentos relativos à instalação, operação e fechamento de minas de calcário.  “Nesse sentido, a CPRM cumpre seu papel de compartilhar experiências e conhecimento com a sociedade, promovendo segurança ao setor mineral e responsabilidade para com o meio ambiente”, acrescenta. 

Acesse o PDF do livro aqui. 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468