terça-feira, setembro 13

IFRS solicita apoio à CPRM para regularizar poços no Rio Grande do Sul

Reunião discutiu apoio solicitado pelos representantes da IFRS

No dia 8 de setembro, o coordenador de produção do Campus São Vicente, Fabiano Damasceno, e o coordenador de extensão tecnológica da reitoria, Rafael Bonadimam, do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS), estiveram  na Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), para uma reunião com o superintendente José Andriotti.


O objetivo do encontro foi solicitar auxílio à CPRM para fazer, junto ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH) do Rio Grande do Sul, a regularização de 15 poços de água em operação.  Esses poços são utilizados para suprir as necessidades dos diversos campi da instituição. A regularização é um dos requisitos no processo de realização do licenciamento ambiental das unidades do IFRS no estado.

Segundo os representantes do IFRS, a solicitação à CPRM se dá em função da expertise da empresa nessa área. Para tanto, as instituições pretendem fazer um termo de cooperação técnica, onde constariam atividades como perfilagem óptica; ensaios de bombeamento; instalações de equipamentos nos poços (para cumprir com a legislação estadual em vigor); e demais procedimentos necessários para atender às demandas do DRH.

Também participaram do encontro o supervisor de Hidrologia da Sureg-PA, geólogo Marcelo Goffermann, e o pesquisador em Geociências, geólogo Guilherme Troian.

Sobre o IFRS - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampi para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.


O instituto possui os seguintes campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão. Em três desses campi o IFF cedeu espaço para a perfuração de poços da Rede Integrada de Águas Subterrâneas (Rimas) da CPRM.