terça-feira, setembro 13

Disponíveis os produtos da Série Províncias Minerais do Brasil



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou, recentemente, os volumes 1, 2, 3 e 4 da série Províncias Minerais do Brasil, destinados à comunidade geocientífica, empresários do setor mineral e à sociedade em geral. Essa nova série de informes traz os resultados dos trabalhos executados para a avaliação dos recursos minerais do país. Os estudos englobam o Projeto Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil (MPMB), e o novo empreendimento Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIM).


O primeiro produto – volume 1, lançado no primeiro semestre de 2016, “Áreas de Relevante Interesse Mineral” aborda as diretrizes dos projetos em execução nas províncias e distritos minerais selecionados buscando menores níveis de incerteza e riscos aos investidores. O trabalho propicia não somente a atração de investimentos privados, mas visa também à ampliação das reservas dos recursos minerais brasileiros.

Já os volumes 2, 3 e 4, “Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil”, lançados no segundo semestre de 2016, visam contribuir para a ampliação do conhecimento do potencial e da vocação metalogenética das diferentes províncias geológicas que abrangem o território nacional.

Nesses novos estudos, o volume 2 focaliza a área Troia-Pedra Branca, no Estado do Ceará. A área foi selecionada em razão de representar uma das principais entidades geológico-metalogenéticas da região nordeste do Brasil, onde se destacam zonas favoráveis para conter mineralizações de ouro, elementos do grupo da platina, ferro, grafita e manganês.

O volume 3 destacou a área Sudeste do Tapajós, no Estado do Pará. A área foi selecionada em razão do potencial metalogenético histórico da Província Aurífera do Tapajós, com recursos de pelo menos 360 t de ouro e produção histórica não oficial que excede as 600 t de ouro, entre outras ocorrências minerais. Além disso, os estudos buscaram suprir a província com uma cartografia geológica em escala adequada.

Finalmente o volume 4 apresenta novos estudos da área Ilha Porto Escondido, no Estado do Mato Grosso. A área foi selecionada por possuir  elevado potencial para hospedar depósitos de cobre e ouro, com inúmeras lavras garimpeiras  operando na região desde o final da década de 1980, sendo a principal delas a que envolve os garimpos do Juruena e Novo Astro, localizados na margem direita do  rio Juruena, município de Nova Bandeirantes. A produção estimada na região é de  450.000 onças (14 t) de ouro até hoje.

Divulgação

Os produtos divulgados nos quatro volumes compreendem relatórios com resultados parciais ou finais com respectivos mapas geológicos, geoquímicos, metalogenéticos e outros. Com mais este lançamento, a CPRM cumpre seu papel de induzir o desenvolvimento socioeconômico regional e setorial por meio da atualização do conhecimento geológico e dos recursos minerais do Brasil.

A execução dos projetos esteve sob a responsabilidade das unidades regionais (Superintendências e Residências), com supervisão nacional das divisões e coordenação geral do Departamento de Recursos Minerais (DEREM) e participação do Departamento de Geologia (DEGEO).

Para baixar os quatro volumes disponíveis clique aqui.